terça-feira, 30 de outubro de 2007

 

Hora

Sinto que hoje novamente embarco

Para as grandes aventuras,

Passam no ar palavras obscuras

E o meu desejo canta por isso marco

Nos meus sentidos a imagem desta hora.

Sonoro e profundo

Aquele mundo

Que eu sonhara e perdera

Espera

O peso dos meus gestos.

E dormem mil gestos nos meus dedos.

Desligadas dos círculos funestos

Das mentiras alheias,

Finalmente solitárias,

As minhas mãos estão cheias

De expectativa e de segredos

Como os negros arvoredos

Que baloiçam na noite murmurando.

Ao longe por mim oiço chamando

A voz das coisas que eu sei amar.

E de novo caminho para o mar.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Etiquetas:


segunda-feira, 29 de outubro de 2007

 

28 de Outubro 2002

Não sei se chovia lá fora, se chovia cá dentro apenas. "Apenas". Cá dentro chovia de forma torrencial. Um grito em mim abafado pela dor. Esta música dava no rádio durante a viagem e a este dia ficou para sempre irremediavelmente ligada. Ao mesmo tempo que embalava a minha tristeza reconfortava-me. O que pode curar uma dor assim? Only time. Hoje uma saudade doce e lembranças felizes. Para sempre. Enquanto eu viver, ele também viverá.


http://br.youtube.com/watch?v=1NNLzheTxCA

Etiquetas: , ,


sexta-feira, 26 de outubro de 2007

 

Guillermo Vargas (Habacuc) A BESTA

Uma besta achou por bem deixar um cão morrer à fome aos olhos de toda a gente. Uma besta sentiu-se bem, sentiu-se (um) deus, sabia que dele dependia uma vida e viu-a esvair-se pouco a pouco, dia-a-dia, talvez contente. Uma besta viu sofrer num olhar suplicante e meigo e nada fez. Chama hipócrita aos outros mas de todos, ele o pior! Uma besta em corpo de homem fingiu preocupar-se com o mundo mas não viu que o mundo começa em nós! Tinha o poder nas mãos de ajudar uma vida e friamente lhe negou clemência. Carrasco! Uma besta armou-se em gente e FINGIU querer mostrar qualquer coisa. A mim mostrou apenas o que de pior um homem pode ter e ser. O mundo começa em nós! À nossa escala, à escala dos seres que conseguimos e podemos tocar, cujas vidas conseguimos e podemos influenciar, DIARIAMENTE! Se queremos mostrar algo ao MUNDO mostremos/demonstremos actos de BONDADE e ALTRUÍSMO. JAMAIS tortura! JAMAIS tamanha crueldade! Nojo. Muito. Como uma besta assim? Vergonha. Muita vergonha. Quantas atrocidades mais para que o mundo ACORDE!? Está tudo louco… Frio. Desconsolo. Tristeza. Indignação. Revolta. OS ANIMAIS NÃO SÃO COISAS PORRA!!

ASSINEM! http://www.petitiononline.com/13031953/

Etiquetas:


quinta-feira, 25 de outubro de 2007

 

Mãe Luísa

Quando eu era pequenina (quatro anos talvez) tinha uma "ama". A minha mãe ingenuamente acreditou que eu ficaria melhor entregue aos cuidados dessa senhora do que ir logo em tenra idade para um colégio... Acontece que esta senhora, ora me deixava sozinha em casa, ora me levava para a horta dela onde, sem me prevenir ou evitar que eu visse, me deixava assistir à morte, através de machadada (às mãos de seu marido), dos coelhinhos com que eu previamente brincara. A brincadeira terminou quando certo dia a mãe de uma menina que veio a ser minha colega na primária e que também lá ficava de vez em quando (Sara), tocou à campaínha e ouviu do lado de dentro uma criança a chorar (leia-se eu) que dizia: "É a andeia. Tou aqui xojinha!" E chorava baba e ranho desesperada, trancada e isolada do mundo exterior e daquela voz que me soava a salvação. Ora, posso dizer-vos que nada disto foi a minha mãe que me contou. Lembro-me com uma nitidez avassaladora de andar pela casa, qual fugitiva de um monstro invisível à procura do melhor sítio para me esconder. Lembro-me inclusivé de como eram as "traseiras" do frigorífico da senhora...E também recordo cada vez que virava a cara para não ver a matança. Creio que este episódio explica muita coisinha em mim. Ainda tenho medo do escuro ah pois é. Tenho. Não é que não consiga estar no escuro. Consigo. Mas nessas alturas desligo o cérebro. Tendo o "azar" do pensamento me voar, lá vou eu a correr até ao próximo interruptor para que se faça LUZ! Há uns tempos encontrei a dita senhora que entre outras coisas nos "relembrou" que eu lhe chamava Mãe Luisa e que nunca a queria deixar, para ir para casa. (Ah ah ah Deixa-me rir!) Será que as pessoas acreditam mesmo nestas mentiras que contam? É preciso ter uma grande lata! Um bem haja mãe Luísa espero sinceramente que já não exerça a profissão.

P.S. Tive outra ama antes desta que era um amor. Dessa sim eu gostava e recordo com carinho! Faz anos no mesmo dia que eu. Só a conheço pelo diminutivo - Betty - essa sim era uma boa "nanny" (Já agora...Rima mais ou menos com Betty). Ainda a (re)vejo de vez em quando com gosto! Agora a outra... Cruzes canhoto!

Etiquetas:


quarta-feira, 24 de outubro de 2007

 

Vejam isto!!!!

Está do melhor!!! HILARIANTE!

http://videos.sapo.pt/y6k2uZCFHeVn5SeZrLii

Sempre alguma coisa para rir em: http://videos.sapo.pt/osincorrigiveis

Etiquetas:


 

Alice in Chains

Esta é uma das minhas bandas favoritas. Tenho mais uma "Teoria da chacha" se me permitem: não concordo com as mudanças de vocalistas... Bem sei que o mocito morreu e que eles quiseram continuar o projecto, mas não concordo. Sei que é injusto para os restantes elementos da banda, mas podiam continuar e arranjar outro nome para a banda. Pensemos em Doors, Jim Morrisson. Pensemos em Rolling Stones, Mick Jagger. U2, Bono. Pearl Jam, eh eh que pergunta... EDDIE VEDDER. INXS, Michael Hutchence. Soundgarden, Chris Cornell. And so on and so on. Por isso para mim Alice in Chains, LAYNE STANLEY e mais nada. Muito bons! Aqui fica uma das potentes músicas deles. WOULD.



Etiquetas: , ,


segunda-feira, 22 de outubro de 2007

 

Este fim de semana soube-me a férias :)

Há fins de semana em que nada faço, este não foi um desses e por isso fui tão feliz! (Eu gosto mesmo é de andar ocupada! A minha mente sempre pululando de ideias não se compadece de mim em dias mais desocupados. Preciso de andar entretida!).

6ªF: Demos um jantar em casa para alguns amigos. Estreei-me no bacalhau com natas (e a bem dizer nos jantares para amigos. Só tinha dado 1 ainda em um ano de vida comum. E lanches, lanches já dei alguns, vá não se podem queixar muito.) que correu bem não fosse estar um bocado ensosso e eu o ter quase esturricado com o grill ainda nem ele tinha iniciado o processo de gratinar. Vá, não houve baixas e houve quem repetisse o que foi um bom sinal. Também era estreia, é natural que não corresse logo a 100% à primeira. Depois uma amena cavaqueira até às 4h da manhã tornou o serão tão agradável quanto divertido. ADOREI! Ter lá aqueles amigos e senti-los BEM na nossa casinha.

Sábado: a minha amiga Cláudia arranjou bilhetes para irmos ver a antestreia da peça "infanto-juvenil" (já explico pq coloco esta designação entre aspas) ANTES DE COMEÇAR. Encontra-se no teatro da Trindade, sala principal, até dia 22 de Dezembro e o texto é da autoria de Almada Negreiros tendo sido escrito em 1919. Quando a Cláudia me desafiou disse apenas que era a nova peça da Cláudia Semedo e eu disse logo que sim. Para ir ao teatro estou sempre pronta. Quando ela me disse via sms Olha confirma-se que arranjo os bilhetes queres ir? É infanto juvenil. Neste ponto sustive a respiração e pensei ooppsss será que quero ir? Mas de seguida li: É tipo O princepezinho. E então confirmei: quero, quero mesmo ir, há-de ter o seu conteúdo. Mas, nada me preparara para o texto que iria ter oportunidade de ouvir. (EXCELENTES INTERPRETAÇÕES de Cláudia Semedo e Carlos Oliveira mas o TEXTO!! Meu Deus o TEXTO!!) Por momentos senti-me ridícula porque chorei. Estava eu na tal da peça "infanto-juvenil" rodeada de crianças inquietas algumas chegando mesmo a dizer em voz alta "Mãe quéo í emboua pa caja!" e eu incapaz de conter as lágrimas. O texto tem tanto de simples como de profundo e é engraçado ver que uma coisa escrita em 1919 parece ter sido pensada para hoje. (Lá está, pessoas muito à frente, pessoas especiais que captam a essência da vida... Pessoas que admiro e me fazem acreditar (ainda) na humanidade...) Aquele texto NÃO é "infanto-juvenil". Aquele texto é para todos nós. TODOS sem excepção o deveríamos ouvir, para que nos recordemos daqueles pensamentos tão básicos e intuitivos mas tantas vezes varridos para baixo de um qualquer tapete da nossa memória. Sim as crianças devem ouvir aquelas "coisas" bonitas, mas as crianças, salvo raras excepções, já sabem o que ali é dito, com o coração. As crianças ainda não foram entupidas pela falsidade, pela hipocrisia. Elas ainda não aprenderam a erguer muros à sua volta. Nós não. Nós PRECISAMOS de ser recordados do que ali foi dito, quem sabe se não mesmo diariamente. Não percam! Vão ouvir! Vão pensar! Uma hora para voltarmos a quem somos de verdade. É tão pouco tempo mas tanto em conteúdo! AMEI! Comoveu-me e tocou-me. Mais uma vez, quem dera ter sido capaz de reter todas aquelas palavras em mim. O principal retive! O que o coração (re)aprendeu lá!

Sábado à noite: fui ver o Benfica ao estádio. Que vergonha... Aqueles meninos não se esforçaram minimamente. Eu não pesco nada de bola mas aquele jogo deu-me uma soneira insuportável e acabou por nos deixar meios sonolentos o resto da noite. Contrastando com o dia anterior...

Domingo: Lanchinho com a minha amiga Ana. Soube-me muito bem, soube-me aos velhos tempos. Não temos tido muito contacto e tenho pena. Mas a vida é como as marés. Leva-nos e traz-nos pessoas quando menos esperamos.

Domingo teria sido perfeito não tivesse sentido eu "o cerco". Quanto a isso aqui fica o que penso e por isso digo: nada existe já que me possa deixar mais triste, mais derrotada, mais só, do que já me senti. Hoje conheço a minha força, hoje sei que só EU me posso valer. Ainda que o mundo me grite, estou aqui pronta para o confronto, que será só entre duas pessoas TU e EU. Não admito intermediários, meias palavras, cobranças, chantagens, ameaças veladas. NÃO ADMITO. Nenhum dia poderá ser mais escuro ou mais frio do que os que já tive até há pouco. Não os deixarei alcançar-me de novo. OUVES? Presta Atenção a Isto: Queres voltar de novo a mim? Pára e OUVE-ME! Só quando te disser cara-a-cara tudo o que me fizeste sentir, voltarei de novo a ti. Sim. Dar-te-ei nova oportunidade se assim o sentir dentro de mim, mas isso só será possível quando engolires o orgulho, me PROCURARES e me OUVIRES! Não esperes de mim mais do que isto. AGUARDO por ti.

Etiquetas: , , , ,


sexta-feira, 19 de outubro de 2007

 

HAMLET


ESPECTACULAR! Este espectáculo está montado de forma brilhante! Quem tem bilhetes para ir ver não prossiga, vou revelar pormenores da peça!!


O TEXTO! Maravilhosamente traduzido, foi SEM surpresa que hoje vi na ficha técnica ter sido traduzido por essa grande mulher, ícone da escrita, Sophia de Mello Breyner Andresen (Autora de um livro que ainda hoje me habita, porque me marcou na infância: A Fada Oriana) Está actual, fiel ao antigo mas não traduzido à letra e de igual forma encantador, envolvente, palavras que nos assaltam e agitam. Palavras que nos obrigam a pensar tal como obrigam Hamlet a pensar. Queria a cada frase ter o dom de as reter para sempre em mim. Não apenas decorar, apreender todo aquele palavreado repleto de significado! Muito bom!



A ENCENAÇÃO! Espectacular! Então até adaptaram a sala para se assemelhar a um teatro Vitoriano! A audiência rodeando o palco e lateralmente entrando quase na cena! Isto sim é trabalhar a sério! De forma completa! Numa parte em que representam uma representação (passo a redundância) da altura foram ao pormenor de um homem fazer de mulher (Na altura não era permitido às mulheres representar. Esse papel era deixado exclusivamente aos homens).



O CENÁRIO! Simples, mas engenhoso! Sepulturas que se abrem, chão que engole o fantasma, camarins giratórios em cena prontos a acolher todos os actores! Muito bom!


A MÚSICA! Adequada e envolvente, acentua a cada momento os sentimentos com os quais somos imbuídos pela trama.



A INTERPRETAÇÃO! Sou suspeita para falar do Diogo Infante. É o meu actor predilecto. Sempre grandes interpretações. A representação é a sua pele. Brilhante como já nos habituou! ADOREI ver o Carlos Paulo e a Natália Luíza! Dois grandes actores, duas das mais belas vozes que conheço! Todos os outros MUITO BONS também!



Ou eu sou muito benevolente, ou o teatro em Portugal anda cada vez melhor! E não é porque lhes dêem boas condições para trabalhar. Não dão, o que é vergonhoso. Mas estas pessoas AMAM o que fazem e por isso se SACRIFICAM. RESPEITO! Tenho-lhes muito RESPEITO! E por isso nunca me coíbo, no fim de cada maravilhosa peça, de me levantar, de lhes prestar a minha homenagem de pé com palmas calorosas que lhes mostrem que o público está com eles e que vale a pena ainda e sempre lutarem pelo seu sonho!

P.S. Alguém sabe porque estavam todos descalços? Seria um sinal de humildade por estarem a representar Shakespeare??


tradução
Sophia de Mello Breyner Andresen adaptação João Maria André versão cénica e encenação João Mota cenografia José Manuel Castanheira figurinos Carlos Paulo música José Pedro Caiado desenho de luz João Mota e Zé Rui interpretação Albano Jerónimo, Alexandre Lopes, Ana Lúcia Palminha, Carlos Paulo, Diogo Infante, Frédéric Pires, Gonçalo Ruivo, Hugo Franco, João Ricardo, João Tempera, Jorge Andrade, José Pedro Caiado, Miguel Sermão, Natália Luíza e Raúl Oliveira execução musical Hugo Franco e José Pedro Caiado co-produção Comuna Teatro de Pesquisa e Teatro Maria Matos

Etiquetas: ,


quarta-feira, 17 de outubro de 2007

 

PARABÉNS MCKENZIE!!!


Amiga! Mais um aniversário! Este, de todos, talvez o mais especial porque é o primeiro que passas na condição de mamã! MUITOS PARABÉNS AMIGA! Tenho saudades tuas, falta-me o nosso convívio diário mas não te sinto distante! Estás sempre em mim! Toda a felicidade do mundo para ti neste e em todos os (outros) dias!



Beijinhos da Andreia Adélia Moreira Bolseira.


Snoopy aqui:
http://www.worldsoffun.com/public/inside_park/kids/birthdays.cfm


HOJE TAMBÉM NÃO SE ESQUEÇAM!



Etiquetas: ,


terça-feira, 16 de outubro de 2007

 

LEVANTA-TE!



CASCAIS DESPERTA ÀS 10H30
Entre as 21 horas de 16 e as 21 horas de 17 de Outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza –, milhões de pessoas em todo o mundo irão participar no "Levanta-te e Faz-te Ouvir Contra a Pobreza e Pelos Objectivos do Milénio". Demonstram assim o seu apoio através da participação num movimento social que juntará milhões de vozes a nível global. No ano passado, mais de 23 milhões de pessoas participaram estabelecendo-se um novo Recorde Mundial Guinness. Este ano, pretende-se que a mensagem seja ouvida ainda melhor.Às 10h30 do próximo dia 17 de Outubro, queremos que todas as escolas do concelho de Cascais e a sociedade civil façam ouvir a sua voz contra a pobreza global. Este "despertar" ocorre no âmbito da tentativa de estabelecer um novo recorde do Guinness de pessoas que se levantam por esta causa. No concelho de Cascais esta campanha está a ser organizada pela plataforma Cascais 2015.

Toda a informação da Campanha em: www.objectivo2015.org/cascais

A Millennium Campaign – Campanha do Milénio das Nações Unidas – foi lançada em 2002. Procura inspirar os cidadãos em países ricos e em países pobres no sentido de exigirem aos seus líderes políticos o cumprimento, até 2015, dos compromissos assumidos na Declaração do Milénio. Ou seja, procura incentivar políticas públicas, tanto em países ricos como em países pobres, que tenham impacte positivo no desenvolvimento sustentável dos países mais desfavorecidos.

O QUE SÃO OS OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÉNIO (ODM)?

Em 2007 completa-se meio caminho no prazo fixado para que se resolvam alguns dos maiores problemas da Humanidade. Há sete anos, chefes de Estado e de Governo de 189 países, incluindo Portugal, reuniram-se nas Nações Unidas. Ali assinaram a Declaração do Milénio, comprometendo-se a lutar contra a pobreza e fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA.

Para avaliar o cumprimento daquele compromisso, estabeleceram 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a alcançar até 2015:

1. Erradicar a Pobreza Extrema e fome
2. Alcançar o ensino primário universal
3. Promover a igualdade de género
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Fortalecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

Envia a tua foto e o número de pessoas que se levantaram para

cascais@objectivo2015.org

VAIS-TE CALAR?
Toda a informação da Campanha em: www.objectivo2015.org/cascais

Etiquetas: , , ,


segunda-feira, 15 de outubro de 2007

 
Antes alegria, celebração, festejos. Hoje silêncio, vazio, tristeza. As coisas são como são e estão como estão. Não significa que eu nada sinta. Aceito apenas. Talvez um dia, tudo diferente. Nunca dizer nunca. Parabéns. Dia feliz.

Etiquetas:


sexta-feira, 12 de outubro de 2007

 

Este álbum devolve-me SEMPRE o bom humor!


Boas energias!!!

BOM FIM DE SEMANA!

Capa do álbum em: http://www.geocities.com/sessentaesete/biografia_pt.html


Etiquetas:


quinta-feira, 11 de outubro de 2007

 

Tenho andado a ruminar mas já estou cansada...

Quando as pessoas preferem agarrar-se a ressentimentos, pequenas vinganças e gostam de ruminar no mal em vez de tentarem ver as coisas com os olhos "do outro" (aquilo a que se chama empatia) mais vale deixá-los ir, para não nos enredarmos também em sentimentos pequenos que nada de útil nos trazem e nos afundarmos em pensamentos tipo "pescadinha de rabo na boca" que só nos tornam (mais) escuros por dentro. É difícil "deixar ir", mas ando a aprender e tem-me feito (muito) bem. Não podemos agradar a toda a gente, essa é que é a grande verdade. E antes de agradarmos aos outros temos sem dúvida alguma de nos agradar em primeiro e sentirmo-nos bem na nossa pele.

Olho por olho... e o mundo ficará cego.
Gandhi

TOLERÂNCIA é a minha busca diária mas também tenho, em alguns casos, de desistir. Dar a outra face? Nem sempre se consegue. Temos pena.

E com isto espero ter encerrado as minhas ruminações. É pura perda de tempo. O mundo precisa é de PAZ e AMOR. As guerras começam assim, de forma leviana no nosso dia-a-dia, em cada um de nós, quando incapazes de ultrapassar coisas que nos ferem ou desagradam.

E tenho dito.

Etiquetas:


segunda-feira, 8 de outubro de 2007

 

Há coisas que me intrigam...

Eu, que temo a rotina mais que tudo nesta vida, que lhe tento escapar todos os dias, que desespero quando me sinto enredada por ela, que temo que ela tome um dia conta de mim e me transforme num autómato programado cheio de olheiras, olhar desmotivado e mente esgotada. Eu, que abomino isto tudo, como há anos e anos e anos a fio o MESMO pequeno-almoço. E não enjôo. Galão e torradas. Melhor do que isto só mesmo pão fresquinho pela manhã. Estaladiço, mais manteiga que pão e um café acabadinho de fazer (em cafeteira!). Todos os dias. Todos os dias. Todos os dias. Galão e torradas. Haverá pessoa mais rotineira do que eu?!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

 

Ontem, hoje, amanhã.

Ontem: Tive um daqueles convites pelos quais não se espera mas sabem tão bem, principalmente a meio da semana a quebrar a malfadada rotina! A minha amiga Cláudia convidou-me para a acompanhar ao concerto Lado-a-lado no Coliseu. Adorei! Confesso, que estando virada para o palco só gosto do lado esquerdo (isto é da Mafalda Veiga) mas o espectáculo está muito bem conseguido e vá, admito que o JPP tem uma voz bonita, apesar de não gostar das músicas ou das letras dele... Os momentos em que os convidados apareceram (José Mário Branco, Fausto e Jorge Palma - Encosta-te a mim - memorável!) foram momentos repletos de sentimento e onde ouvi letras fantásticas! Mariazinha (Acho que era esse o nome da música) fantástica! Agora falando da Mafalda, adoro! Adoro aquela voz limpa, aquela serenidade e aquelas letras saídas de uma alma que só pode ser cheia de uma sensibilidade extrema, de uma aptidão inata para ir ao fundo buscar sentimentos e transformá-los em música de uma maneira simples mas tocante e compreensível a toda a gente. Apesar de todas muito idênticas, todas elas um bálsamo para (um)a (eventual) dor. Pura poesia! A música "Balanço" que ela disse ontem nunca ter gravado (AINDA) é arrepiante, linda e quase me fez chorar. Uma noite muito bem passada! Como já disse tantas vezes, dêem-me um concerto, uma sala repleta de gente e boa música e sou feliz.

HOJE: Dia mundial do animal. Desde pequena, sensível mais aos animais do que às pessoas. Temos no mundo animal exemplos do melhor que poderia haver em nós, sem o dito cujo do raciocínio que dizem ser apenas característica nossa e que eu muitas vezes (a maioria das vezes...) questiono, tantas são as "borradas" que fazemos. Sim senhora temos raciocínio mas não estamos acima da natureza ou dos restantes seres (animais/vegetais). Somos um todo, precisamos de todos os "componentes" para que haja equilíbrio! Os animais TÊM sentimentos!! Os animais MERECEM RESPEITO, têm direito a ser tratados com DIGNIDADE, têm direito a viver no seu habitat natural. Se não os conseguem amar ao menos que os respeitem e não lhes façam mal. Falando de animais domésticos: NÃO OS ABANDONEM. Falando dos animais que nos servem de alimentação: TÊM DE SER TRATADOS COM RESPEITO. Alterar as condições em que são criados (Aviários sobrelotados, transporte de animais em condições aberrantes, tratando-os como se fossem sacos de batatas - ELES SENTEM DOR!!! etc. etc. etc.). Animais usados em testes... INOMINÁVEL (Eu procuro SEMPRE produtos que não sejam testados em animais. Será que consigo? Se se fazem testes em PESSOAS em países do 3º mundo. Como chegar ao respeito pelos animais se não se respeita sequer a própria espécie. Que mundo é este? Onde nos leva a evolução?!!). Ainda terá de haver um dia mundial do animal por muito tempo... Que cada vez mais pessoas os olhem com o respeito e o carinho que nos merecem (TODOS eles, não apenas o cãozinho e o gatinho, mais "tradicionais" e mais próximos).

AMANHÃ: PARABÉNS Buddy! Cá dentro fazes os 14! Tinha a convicção que quando tivesse trinta e tal (vieste para mim tinha eu quinze) e fosse já uma senhora, casada e com filhos que estarias perto de mim na "nova" casa. E que me acompanharias até eu ser "velhinha" (tipo com 35 anos - para uma miúda de quinze ter trinta e cinco é ser velha...) e que nessa altura já não me custaria tanto quando partisses. Não sabia mesmo NADA de nada. Hoje sou uma "velhinha" quase com trinta, sinto-me uma miúda, não tenho filhos nem me sinto preparada para os ter e a tua partida custa-me muito, custa-me horrores. O coração apertado. O nó na garganta, ainda hoje, volvidos cinco anos. Ainda hoje as lágrimas, ainda hoje sufoco quando caio em mim e é "nunca mais". Foram 9 anos de alegria, de companhia, de afecto. Foram 9 anos que muitas vezes não aproveitei como devia e que não tinha consciência que passariam a voar como aconteceu. 9 anos de um amor incondicional. Nunca me disseste uma palavra e eu sabia. E eu sentia. PARABÉNS BUDDY (piolho, foquinha, piturrinho) PARABÉNS! Festinhas na malhinha branca que trazias ao peito e atrás das orelhas vigorosamente. Saudades do teu cheiro, do teu ganir, do teu ladrar tosco, do teu focinho a dar-me marradinhas na mão, da tua alegria atrás das pedras dos teus ouvidos moucos quando havia cadelas com o cio, da tua paixão pela francisca, do teu ódio de estimação pelos cães do prédio ao lado, da tua orelha baixa qdo fazias asneiras, da tua cabeça à janela do carro, língua pra trás a engolir o vento, do arranhar na porta do quarto quando eu dormia demais, da alegria para ir à rua, do teu olhar meigo, saudades de ti, todo!

Deia.

Etiquetas: , , ,


terça-feira, 2 de outubro de 2007

 

CAPOTE a concretização...

Truman Capote, as photographed by Roger Higgins in 1959
Ocorre-me um comentário acerca da personagem principal deste filme, o qual engloba tudo o resto que teria a dizer dele.

FACTOS: Famoso escritor americano que viveu entre 1924 e 1984 tendo escrito In cold Blood em 1965, livro sobre o qual o filme recai.

COMENTÁRIO de DEIA:GRANDE FILHO DA MÃE!

Etiquetas: ,


segunda-feira, 1 de outubro de 2007

 

1 Filme, 1 "Documentário", 2 Tentativas

Sábado à noite... Apetecia-me mesmo, mesmo, ver um filmezito escolhido e alugado por mim e para mim. Era mesmo o que me apetecia. Então fiz melhor e aluguei dois:


1) Little Children (o qual traduziram em português para "Pecados Íntimos" o que, na minha opinião, está muito mal traduzido. Little Children é mesmo o título adequado - Quem já viu, não acha? - e não vejo qual seria o problema de terem posto "Crianças pequenas" ou "caprichos de criança" porque para mim é disso que o filme trata. De como as pessoas podem não se sentir preenchidas, ou melhor, como se podem sentir tão vazias que acabam por negligenciar as coisas realmente importantes nas suas vidas com distracções efémeras e ilusórias. Não conseguem ver o que lhes está mesmo a entrar pelos olhos. Adorei. Achei a história magnífica e realista. Fez-me lembrar o Magnólia, pela profundidade com que aborda cada uma daquelas "personagens". Muito humano. Muito simples, tão simples como a vida pelos olhos de uma criança. É tão fácil julgar, armar em justiceiro e em todas as histórias, mesmo nas mais cruéis, há duas versões. E embora algumas dessas versões sejam horripilantes, se nos puséssemos no lugar do outro talvez conseguíssemos se não aceitar, pelo menos, (tentar) compreender. Mais fácil falar que fazer em todo o caso... Não custa nada tentar. MUITO BOM. A ver sem dúvida. (De cada vez que um filme destes me atinge, atinge-me também a dúvida. Mas sei que o que faço me protege e por isso continuarei.)


2) CAPOTE a tentativa. Ainda não acabei de o ver e vou pagar multa mas quer-me parecer que vai valer a pena ;)


Domingo: A tentativa2 (deste fim de semana) para ver a exposição BODIES que se encontra no Palácio dos Condes do Restelo - Rua da Escola Politécnica, N. 42, 1250-102 Lisboa. Estava uma fila enorme (ler isto como o anúncio da PT quando o RAP diz "labaredas enooorrrmeeees"...) pelo que demos meia volta e regressámos ao nosso subúrbio. Havemos de lá voltar concerteza, antes de 24 de Outubro, mas jamais num Domingo de chuva isso posso garantir.


Domingo à noite: quis, à força, ir ver o filme "Um Coração Poderoso". É um filme também ele PODEROSO, principalmente porque é daqueles em que o fim não é propriamente o que se pode apelidar de um "final feliz", nem se pode pensar "oh, é triste mas é filme vá...". Não acabou nada bem para o Daniel Pearl e infelizmente aconteceu mesmo assim. Mas e este "mas" para mim é a chave do valor deste filme (o tal que pode ser denominado documentário) contém uma mensagem IMPORTANTÍSSIMA e que por si só deveria transformá-lo de visionamento obrigatório para toda a humanidade. Aquela mulher passou por dias de agonia em que a esperança era o ar que respirava. Reconheci em certa jornalista do filme como todos nós podemos ser acusadores em certos casos "Ah não está a sofrer assim tanto, não chora. Não desespera." E ela só não chorava porque não acreditava que fosse acabar mal. Sempre pensou que o voltaria a abraçar. (É tocante a parte em que lhe envia uma sms a dizer que o ama...) Ainda assim, quando o pior se confirmou, esta mulher, do alto do seu desespero, soube ser GRANDE, soube ser o que precisamos que a humanidade seja: isenta de ódio. Grávida, perdeu o seu amor da forma mais cruel, com requintes de sadismo e malvadez e ainda assim não foi sobre ódio ou vingança que ESCOLHEU falar. Ainda assim, quis transmitir PAZ nas suas palavras, compreensão, empatia por todos os que sofrem os horrores das guerras, dos terrorismos, das intolerâncias. Quis que a morte do marido trouxesse algo de útil, que não tivesse sido em vão (já o sendo). Esta é sem dúvida uma mulher especial e, não podendo trazer de volta o pai do seu filho, deu-lhe o que de mais precioso lhe poderia ter dado: a VERDADE, nua e crua, MAS com uma mensagem positiva, incentivando à PAZ e não ao cultivo do ódio e da falta de diálogo entre os povos. UMA LIÇÃO DE VIDA. É muito bom conhecer histórias de pessoas reais como a Mariane Pearl, pessoas melhores, que vêem muito, muito muito mais além. Fôssemos todos um bocadinho assim e o mundo tornar-se-ia melhor. (Angelina Jolie sem dúvida uma grande actriz)

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter