quinta-feira, 28 de agosto de 2008

 

Por falar em afastamentos (mas dos que não me fazem sofrer)

De cada vez que vou (Nota: tenho de ir por força de circunstâncias alheias à minha vontade) à missa relembro porque é que desde muito cedo aquilo pouco me disse. Tendo em conta que sou uma perfeita ignorante no que concerne ao conteúdo da Bíblia, mas sabendo que contém algumas das mais belas histórias contadas, ainda assim, não entendo o ritual. Não entendo porque é que as pessoas ainda vão a uma igreja ouvir um padre (secalhar tenho tido azar com os sacerdotes que apanho) apontar-lhes o dedo com ar ameaçador e dizer-lhes "arrependam-se porque pecaram". (Ainda ontem... Me apontaram o dedo assim. E eu penso. Espera aí. Oh amiguinho... Quem te conferiu esse poder? Ora eu não fui... Deus deve andar ocupado... Por isso... Náaaa. Vou deixar-te falar...Mas não estou a ouvir...) E já agora o que é isso do pecado? É o que entre o "bem" e o "mal" consideramos "mal"? E agora entra em campo a minha contradição costumeira. Eu sou uma pessoa crente. Sou uma pessoa que acredita ter um anjo-da-guarda e que fala com Deus. Peço-lhe ajuda. Agradeço as bençãos na minha vida. Peço protecção para os meus. Interrogo-O sobre certos assuntos, chegando mesmo a contestá-Lo e a duvidar da Sua Existência em certas e determinadas matérias. (Isto está vago mesmo de propósito...) Já me zanguei com ele e virei-lhe as costas. No presente encontro-me a meio caminho entre um estado e o outro. Por miúdos, assunto a tratar com Deus, trato com ele directamente obrigada. Não reconheço ao senhor padre a capacidade de me perdoar ou de me absolver dos meus "pecados". Não consigo conceber um intermediário numa relação que quero próxima. Eu sei que a fé pode até ser um artefacto que arranjámos para as horas de desespero. Eu sei. Ainda assim eu tenho-a e acredito Nele. Já pelos seus pastores não nutro tanta simpatia e as hipocrisias com que se formatam as mentes repugnam-me.

- Não se pode usar preservativo?
- Relações sexuais só para procriar?
- Relações sexuais apenas no matrimónio?
- Divórcio nunca?
- Aborto nunca? Mais vale que as crianças sofram é isso?
- A mulher é para ficar em casa a coser meias? (Verídico. Ouvi num sermão há cerca de 2 anos)
- Os padres não podem casar?
- A sumptuosidade e o fausto do Vaticano?
- O desejo é pecado? A libido é pecado?
- Os meus pensamentos devassados?
- Homossexualidade é doença?
- Entre tantas outras coisas com as quais não me identifico minimamente...

Sim a ideia pode ser boa. O apoio. A comunhão de um espírito de abnegação e bondade. O pior é que nem sempre é para isso que serve. O pior, é que se pensa que por ir à missa e rezar muito, confessar e comungar. Se pode depois vir durante a semana cometer as maiores atrocidades. Porque há um Domingo redentor.

Não se pode negar que as maiores atrocidades são cometidas em nome dos Deuses das várias religiões. Não se pode negar que houve inquisição. Quer-me parecer que há ainda. Não se pode negar que ainda hoje há pessoas, "pastores", que se servem dos serviços religiosos para impor uma ideologia do MEDO. E as pessoas com medo fazem o que terceiros querem sem contestar. Não... A mim as religiões não convencem por aí além. Sou fiel à minha fé. Àquilo que considero certo do meu ponto de vista. Mas não acho que o meu caminho seja o certo ou o único a seguir. Cada um deve ser aquilo que achar melhor. E para mim o melhor mesmo é falar com Ele directamente.

Acredito que tudo de bom e de mau que fazemos nos é devolvido. Agora. Não depois de morrermos. É agora o nosso Inferno se o merecermos. Não depois. Rodeado de fogo. Há lá fogo pior que o que arde cá dentro quando sinto que errei? Não.

Esta é a minha opinião sobre a(s) religião(ões). Eu que por norma não discuto nem isto, nem política. (Porque de política não pesco, nem quero pescar nada... Chamem-me calona...)

A minha vida, vivo-a por intuição, pela minha sensibilidade, pelos meus olhos, pela noção que tenho da minha realidade. É à luz disso que emito as minhas opiniões e nada mais.

Etiquetas:


quarta-feira, 27 de agosto de 2008

 

Afastamentos...

Afastamentos fazem-me sofrer. Há pessoas que nos são vitais em certas alturas da nossa vida e que com o tempo e com o suceder de uma série de acontecimentos nem sempre de ordem consciente se vão afastando. Afastam-se devagarinho... Um episódio aqui que me magoou, outro ali em que eu magoei e de repente quem estava sempre cá para nós, vê-se agora ao longe, como um barco que se afasta até descer para lá da linha do horizonte. Ao princípio debatemo-nos, esbracejamos, tentamos que a amizade não se afogue, mas ela lá vai, devagarinho, glu glu glu, glu glu glu. Não é que a culpa morra solteira, não é que a culpa seja de quem se afastou, até porque não raras vezes esse afastamento é mútuo. Deixa de existir identificação. Passam a estar presentes outras pessoas. Passam a ser importantes outras pessoas. E com o tempo, o que muito doía, passa a resignação. Passa a um "e lembras-te naquela altura em que..." De magoados, passamos a uma quase indiferença. "A vida é assim..." Dir-me-ão. "A vida é assim." Pois é. Eu sei que é. Mas custa-me ter-me perdido de algumas pessoas e que algumas pessoas se tenham perdido de mim. Tenho saudades. Tenho tantas saudades de algumas pessoas. Mas cá continuo à tona, navegando, sendo para os outros, os do agora, o melhor que sei ser. Nem sempre consigo. Muitas vezes deixo que coisas destas aconteçam. Muitas vezes desisto/i. Eu sei que "a vida é mesmo assim"... Mas ainda assim tenho pena. É só isso. Pena que seja assim.

Etiquetas: , ,


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

 

PARABÉNS Diogo, B&C e Cantigas

Ora béns:

1) Quero dar os PARABÉNS a um menino lindo que faz hoje 4 aninhos, o Diogo.

2) Quero dar os PARABÉNS ao Cantigas que faz mais 26 anos do que o menino anterior.

3) Quero deixar um beijinho e um abraço especiais de felicitações pela conquista alcançada em 8/08/2008 aos meus grandes amigos B&C. (Fiquem sabendo, que estava tão feliz por vocês que no postal de comemoração do meu namoro pus dia 8 em vez do dia certo...Pelo menos acertei no n.º de anos. 8 Já cá cantam e com saúdinha!) Eu não sei se posso divulgar mas no outro dia já dei com a língua nos dentes a 2 amigos nossos. Espero que não haja problema... FELICIDADES aos meninos!!! (Juízo... Nada de aproveitar a casa das máquinas para fazer coisas menos apropriadas... eh eh eh eh eh)

E é isto.

Boa semana!

Etiquetas: ,


sexta-feira, 22 de agosto de 2008

 

PARABÉNS AMIGA MARIA JOÃO!

PARABÉNS MINHA LINDA!!! Espero cá continuar para testemunhar mais 30 dos teus (e dos meus) :) Um dia muito feliz!!

Etiquetas: ,


 

Há cá com cada alegria que uma pessoa nem tem boca suficiente para o sorriso que gostaria de rasgar!

Ontem encontrei dois amigos que já não via há muito tempo! Fiquei muito feliz de os ver. Fiquei mais feliz ainda, quando percebi que ela está grávida! (Sim, sim estou a falar de ti minha menina, que eu nem fazia ideia que visitavas este meu cantinho!) Ora, como não sei se posso divulgar esta informação vai de usar iniciais! PARABÉNS AP e MA!!! Fiquei mesmo feliz e comovida com a notícia! Na vida há sempre compensações e momentos bons que superem os momentos maus. Como vocês já ultrapassaram a quota dos segundos, espero que a partir daqui seja sempre mas sempre um somar de momentos MUITO felizes! Desejo-vos o melhor! Mais uma vez PARABÉNS e sábado está combinadíssimo! Às 21h lá estaremos! (Telefonaremos no momento apropriado, ou seja 20h50 aproximadamente, uma vez que ainda não sei onde fica esse "lá"). Muitos beijinhos e abraços de alegria e emoção.

Etiquetas: , ,


terça-feira, 19 de agosto de 2008

 

DE VOLTA À REALIDADE oferece-me dizer o seguinte:

BUÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! :'(

sábado, 16 de agosto de 2008

 

Em directo de umas férias absolutamente fantásticas!

Ora as minhas férias iniciaram-se com a celebração dos 60 anos da minha mãezinha. Fiz-lhe uma surpresa "daquelas" que a deixou feliz e a mim também por vê-la assim! PARABÉNS MÃEZINHA! És uma fortaleza! Logo aí passeiozinho à maneira com direito a pernoita e tudo.

De regresso à minha casinha...

(Não sei se já partilhei isto, mas dou muito valor à minha casinha! Não é uma daquelas casas de sonho que custam para cima de um dinheirão, mas é a MINHA casinha. Aquela com que me alegro cada vez que revejo. Aquela em que o sol bate no ângulo certo tornando-a luminosa e alergre. Aquela que me dá um tecto e umas quantas paredes que temos sabido encher de felicidade. De cada vez que retorno a casa, o peito enche-se-me de orgulho e de alegria porque sinto e porque sei que este é o meu LAR)...

...Foi só o tempo de arranjar as coisas para partir para a bela vila alentejana das 1000 fontes. Há uns anos que lá não ia e foi muito muito muito mas mesmo muito bom voltar! Estava cheia de vida a vila, não apenas de simples veraneantes mas também de festivaleiros. E nós meus amigos, também o fomos este ano. Ora bem, não fomos daqueles à séria que acampam lá e tudo mas temos uma ou outra peripécia que temperaram a ida até à Zambujeira do Mar.

O plano estava bem delineado. Passávamos o dia na praia da Zambujeira e à tarde, por volta das 17h iniciaríamos o percurso que nos levaria à Herdade da Casa Branca. De manhã ao escolher o sítio para estacionar uma ruazinha estreita e sossegada pareceu-nos o sítio perfeito para mais tarde nos mudarmos para ir ao festival. (O banho de água doce não estaria incluído no programa por falta de condições e de paciência para esperar pela vez nos balneários públicos).
Prainha o dia todo e umas quantas cheiradelas em ganzas alheias depois, o dia assim se passou entre banhos de água gelada e banhos de sol escaldante. Era chegada a hora. Seguimos para a "nossa" ruazinha privada que nos permitiria trocar em sossego. Sacamos das toalhitas refrescantes PINGO DOCE (E não passo a publicidade. O PD é mesmo o meu supermercado de eleição e os produtos marca própria são fabulosos e económicos. E não, não tenho comissão. Sou mesmo uma consumidora pura e fiel) e enquanto um as passa pelas axilas, o outro já está na manobra de trocar a parte de cima do bikini por um soutien sequinho e cómodo 100% algodão (podem facilmente inferir quem se encontrava na bela manobra que envolvia maminhas, não muito grandes é certo, mas ainda assim maminhas a precisar de algum apoio...eh eh) eis que...

... PPPPPPAAAAAAAAAAAAMMMMMMMMM.....


Acidente, no cruzamento da ruazinha sossegadinha. E o que até então era uma rua deserta virou um festival de pessoas à janela e a acorrerem à rua, polícia inclusivé para tomarem conta da ocorrência. Uma das envolvidas chegou mesmo a vir até ao nosso carro estava eu ainda com um cotovelo preso na camisolinha de alças (portanto de soutien ao léu) para colocar o triângulo... A verdadeira discrição portanto. Nós ríamos que nem uns perdidos enquanto punhamos o desodorizante o mais descontraidamente possível perante os desgraçados que acabavam de ver as suas férias senão estragadas, pelo menos perturbadas.


Mas se julgam que a aventura acabou aqui, nem pensem nisso. Aqui os "bons", não fazem mais nada e decidem que o mais ajuizado é deixar o carro uma vez mais na ruazinha sossegadinha e seguir para o festival nas camionetas que levavam os festivaleiros da "Zâmbia" para a herdade e vice-versa. Perguntámos a que horas era o último autocarro para lá e a que horas seria o regresso. 9h, 10h disseram-nos. 21h / 22h pareceu-nos bem. Entrámos no dito quando chegou e antes de sairmos para o festival o meu parceiro resolve confirmar junto do motorista. Sim 9h / 10h da manhã estamos aí. Da manhã? Da manhã???? Como é que nos fomos meter nesta?!!! Acreditar que havia "carreira"... eh eh eh eh. Estávamos decididos a regressar a pé o que seria sem sombra de dúvida cerca de hora e meia a andar bem... Por meio de vegetação e de uma estrada na mais completa escuridão. Acabou por não ser preciso. Saímos, sem esperar pela Vanessa da Mata (esperava-nos uma longa caminhada) e ouvindo sempre vozes celestiais um TAXI, apenas um, esperava por nós!
Agora os concertos que se localizam no meio da aventura anterior: gostámos. Foram bons concertos. O senhor David Fonseca está uma autêntica estrela, cheio de truques e surpresas mas sou suspeita para falar porque lhe acho alguma piada. A Brandi Carslile (não sei se é assim que se escreve e não me está a apetecer ir ao google agora...) é um amor, de uma simplicidade maravilhosa e dona de uma voz magnífica. A música "The story" é realmente daqueles acontecimentos felizes. Toca-nos e a superbock teve olho ao incluí-la no anúncio. Os Melee estiveram bem mas quase não tinham público. Ainda assim não esmoreceram e actuaram como se, se deparassem com uma multidão o que denota profissionalismo.

Mais apontamentos sobre o festival... Eram só miúdos de 15 anos. Senti-me mãe deles todos e interrogo-me se já não terei idade para estas andanças... Continuo a adorar festivais. Uma das experiências mais giras que tive foi em certo ano que resolvi ir a Vilar de Mouros com a minha prima (QUE HOJE FAZ ANOS! PARABÉNS MINHA LINDA E ATÉ LOGO!!!!!!!!!!!!!) e acampámos junto ao rio. Foi lindo! Levantavamo-nos de manhã e pimba mergulho nas águas límpidas do rio! Fantástico. Capta-se o verdadeiro espírito destes festivais ficando no local acampado. É uma experiência inesquecível. Assim como ir à casa de banho nesses festivais, também é inesquecível mas infelizmente por motivos bem mal-cheirosos e visualmente aterrorizadores...

De momento ainda me encontro em férias, saboreando cada dia, aproveitando cada momento. Ainda não tive momentos mortos em que me desse vontade de regressar ao "batente". Estou muito bem assim! Que ricas e merecidas férias!

Comecei a ler "A LUZ EM AGOSTO" de William Faulkner depois logo dou um daqueles meus "bitaites" acerca da escrita e acerca da história...

Espero que estejam todos tão bem ou melhor do que eu!
Até breve!

Deia still on vacation!

Etiquetas: , ,


sexta-feira, 1 de agosto de 2008

 

"O" verdadeiro milagre.

Se não tivesse ocorrido "O" milagre, ontem tinha ficado oficialmente desempregada.

Mas como "O" milagre aconteceu, amanhã estou oficialmente de FÉRIAS!!!

Weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!

Vou dando notícias... Nem que sejam do tipo do post anterior. eh eh eh eh eh eh

Abraços a todos!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter