segunda-feira, 31 de outubro de 2005

 

Maratona de filmes

Bom dia! Este fim de semana tive uma maratona de filmes...

6ªFeira, 23h40mn : "O Crime do Padre Amaro" de Carlos Coelho da Silva. Gostei da adaptação (livre) que foi feita. Nada de surpreendente, mas vê-se bem. Achei que a protagonista apesar de não ter experiência anterior no mundo da representação desempenha muito bem o seu papel. Crítica violenta à Igreja e às suas hipocrisias... É fantástico como, há 130 anos atrás, Eça de Queiroz escrevia um livro ainda hoje perfeitamente actual! Fascinam-me estas mentes iluminadas...


Sábado, 16h15mn: O Quebra ossos: Sem possibilidade de qualquer comentário :(


Sábado, 21h15mn: "Last Days" de Gus Van Sant. Tendo em conta que integrava uma trilogia e não tendo eu visionado os dois filmes anteriores dou-lhe o benefício da dúvida... Mas a verdade, é que não gostei do filme. Tudo bem que são os "últimos dias", os derradeiros, de uma existência conturbada... Mas parece-me muito redutor. Não me parece que o Kurt fosse só "aquilo". E falo Kurt como se de um amigo se tratasse, porque fez parte de mim numa fase que é complicada para todos, a adolescência. Aquela fase em que tudo é vivido com extrema intensidade, em que tudo é experienciado com a urgência de um fim à vista. E lembro-me bem do choque que foi saber daquele desaparecimento físico. Este filme apenas me transmitiu a imagem de uma pessoa totalmente alheada da realidade. E para mim, o suicídio, o desespero que leva ao suicídio, a tortura que leva a pensar em suicídio não estava ali. Não me transmitiu sentimento, não lhe pude sentir/perceber angústia. Apenas alheamento. Ele era apenas um homem. Mas deixou, sem dúvida alguma, uma marca no mundo. Nunca vai ser esquecido. E o filme o que diz dele? A mim, quase nada...

Domingo, por volta das 15h: "Closer" de Mike Nichols. De todos os filmes que vi nesta maratona foi aquele que me apaixonou. Linguagem à parte (e eu que até não sou puritana, mas eles abusam um bocado...) o filme é muito bom na minha humilde opinião. Questões que me colocou: o que é a verdade numa relação a dois? Nós pedimos a verdade ao outro, queremos (ou achamos que queremos) a verdade e só a verdade. Mas seremos capazes de aguentar essa mesma verdade? Queremos mesmo desfazer ilusões, quebrar o encanto? De uma forma brutal o filme mostra que somos capazes de deixar de amar num segundo. Com uma frase. Apenas porque deixámos a "verdade" sair. Será o AMOR compatível com a VERDADE NUA E CRUA? Os jogos das emoções são perigosos, as pessoas nem sempre sabem o que querem, ou querem muita coisa ao mesmo tempo para perder tudo em seguida. Tenho de rever este filme. Mais questões se me levantarão. ADOREI.

Comments:
Que grande maratona cinéfila. Os filmes são o que são, histórias contadas pela lente de alguem. O filme Last Days não me parece muito mau ,as espectativas é que são um pouco elevadas a meu ver, muitas pessoas vão ver um filme biografico de Kurt Coibain, e não me parece que tenha sido essa a ideia do realizador.
Eu tambem gostei muito do Closer, tem uma violência psicológica/verbal muito própria.
Beijinhos e fica bem. (vamos ver se é desta)
 
Primo?? Desta é que acertaste! Fico contente por te ter aqui a participar. Tens razão, eu ia mesmo com outra ideia do filme e quando assim é, é muito complicado desfazer na cabecita o que tínhamos idealizado...Bjinhos para ti!
 
Olá! Obrigada pela dica, esta iniciação na blogosfera não está a ser fácil, mas cá vou andando!... Bjs e gostei de estar contigo, apesar de ser um encontro-trovão!
 
O Quebra Ossos não é assim tão mau ;) é para entreter, claro que a história é uma treta, e que é sempre a mesma coisa, mas deu-me para rir, estava com esse espirito (nada exigente).
Em relação ao Closer, acabaste de ver um dos meus filmes preferidos. Vi quando estreou cá e todas as expectativas que tinha (que eram já altas) foram superadas. Ajudou-me bastante na altura. E penso que devia de ser visto por muitas pessoas!
Bjinhos e continua a ter muitas sessões dessas..
 
Vida inutil han, so' a mamar filmes?!
Aposto que tinhas um balde cheio de pipocas, uma diet coca de 2 litros e uma sande de torresmos... sim que eu bem te conheco. Tentaste levar comida dentro da mala para um cinema Lusomundo.
 
Olha meu menino (Guinho) desde que certas e determinadas pessoas emigraram, eu NUNCA mais tive esse tipo de comportamento desviante... Até porque a pizza me sujava td o conteúdo da mala e eu quero uma mala limpa como tu bem sabes... eh eh eh. Bjinhos!
 
Raquel! É tão bom ir "falando" contigo mesmo que seja por esta via!! Continua a "falar"!!!! Bjinhos
 
Fui ver e sinceramente fiquei com a nítida sensação que me escapou algo! Estes filmes pseudo-intelectuais não são, normalmente, de entendimento imediato, pelo menos no meu caso. Acho que vai ser daqueles filmes q ficam no subconsciente e que vais associando e relembrando aos poucos. Seja como for duas palavritas para as meninas e (para os meninos...não deve haver descriminações) JUDE LAW;)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter