sexta-feira, 18 de novembro de 2005

 

ALICE


"Alice" de Marco Martins, é um filme que se vê com um nó na garganta, com o coração apertado e uma opressão no peito que nos dificulta a respiração. O Nuno Lopes é brilhante. Conseguimos ver o desespero, a angústia, a desolação, o cansaço, a resignação por fim, estampados no seu rosto. É um filme feito de silêncios que nos falam. Somos completamente envolvidos na vida daquele pai com a vida desfeita. Conseguimos adivinhar a perda de cor - o filme apresenta-se sempre em tons escuros, azulados, acinzentados, como se fosse sempre de noite (observação da minha mãe!) naquela vida - a escuridão invadiu-lhe a alma com o desaparecimento da filha (de 3 anos). Um homem que tenta lutar contra a tragédia. Como pode, como sabe. Não sou mãe, não posso sequer imaginar dor porque passam estas pessoas. Penso que deve ser árduo manter a sanidade mental. Acordar em cada dia... "O que lhe aconteceu? Onde está? Estará bem? Terá fome? Estará a ser bem tratada? Acarinhada?" Seis entre milhões de perguntas que devem assaltar estas almas desesperadas. A vida é-lhes roubada sem o ser, porque a esperança é teimosa e enquanto não existirem provas físicas de que algo fatal aconteceu, ela persiste, ela resiste, ela massacra a consciência... "Pode ser que...Um dia ainda... Sinto que... Talvez..."

COMO? Como existem pessoas capazes de uma barbaridade destas? Capazes de sujeitar alguém a tamanho sofrimento? E aos pequenitos que são levados e lhes é roubada a identidade e tanto mais?

Não têm coração? Não sentem remorsos? Piedade?

NÃO CONSIGO COMPREENDER A MALDADE DOS HOMENS!

A dor que o filme transmite, cola-se a nós e o desconsolo acompanha-nos para fora da sala de cinema. Transportamos connosco a tristeza e a angústia e pedimos, com força, que tal coisa nunca nos aconteça...

17/11/2005 às 23h52mn

Comments:
A maldade dos homens é um fenomeno que nunca ninguém vai conseguir explicar ou entender!...Ainda não vi esse filme, mas já percebi que para ver, tem que ser naqueles dias que pensamos que a vida é cor-de-rosa! Beijos!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter