segunda-feira, 21 de novembro de 2005

 

GLÂNDULA SALIVAR ENTUPIDA


Sexta feira aconteceu-me uma, inédita. Já andava há uns dias com umas dores na "cara". Pensei "devo ter trincado a bochecha durante a noite" "E eu tudo bem! Isto leva-se bem". Ando a bochechar uns dias e não há meio daquela dor me passar. Entretanto a dor da "afta" começa a percorrer toda a bochecha até chegar ao ouvido. Começo a sentir então uma pressão permanente ao pé do ouvido, mas tudo bem, ainda aguento. Entretanto a minha cabecita hipocondríaca começa-se a lembrar que um dos dentes molares tem por baixo um quisto que mais dia menos dia haveria de dar problemas (segundo o dentista). Comecei logo a fazer o filme todo... Pensava eu "O quisto deve estar a ramificar e a emitir bracitos para toda a minha carita, como é que será a operação? Será complicada? Terei de extrair o dente? Desdentada já? NÃO!!!!!!!!!!!! E pronto, foi um crescendo de pensamentos até à histeria total. DRAMA!! A minha amiga Carla que já me conhece de ginjeira tenta não me ligar (e com razão). É quando ela me dá um queque para comer que a dor atinge o climax comecei a passar-me. Doía-me tudo até ao ouvido e quando não doía era uma pressão esquisita que se fazia sentir. E eu só pensava "Ai o quisto ai o quisto". Vamos almoçar, a DOR, novamente aquela maldita dor. Mas desta vez acompanhada de um maravilhoso inchaço ao pé do ouvido. A curva do pescoço desapareceu, para terem uma ideia. E é neste preciso momento que elas começam a pensar "Isto se calhar não é fita! O inchaço é visível" E não era fita. Doía!!! E muito! Ora lá decido ligar para a MEDIS e a enfermeira do serviço de triagem, após 537 perguntas percebe que não me adianta muito ir a uma urgência normal, que o que eu precisava era ser vista por um estomatologista. E lá fui eu ao meu consultório para ser atendida de urgência. Quando cheguei lá já não ia inchada e a médica começou-se a rir, viu logo o mal de que eu padecia. Após verificação das articulações e dos dentes disse triunfante "O que a Andreia tem é a glândula salivar entupida! E não há nada que possa tomar. Tem de bochechar com água quente tantas vezes quanto possível para dilatar o poro e ver se consegue desentupir isso. Caso contrário teremos de lhe fazer uma pequena cirurgia, que é dolorosa." "Ah então é isso que eu tenho?! Um entupimento! Menos mal! Prefiro isso aos bracinhos do quisto!" Bom, fui para casa toda contentinha porque afinal não era nada de grave (que implicasse a remoção do meu molar querido). Hora do lanche. Fome. Muita fome. Salivação (involuntária) muita salivação. DOR MUITA DOR!!!!!!! E o malfadado inchaço... Depois do sacrifício que aquele lanche representou lá fui eu bochechar, bochechar, bochechar, como se não houvesse amanhã (Lá diz o Nuno Markl). E comer pastilha elástica (outro dos conselhos dado pela Dra.) Começo a sentir um gosto salgado na boca e penso: "Será que...." Chega a hora do jantar e eu cheia de medo inicio a refeição e qual não é meu alívio quando me apercebo que a glândula já estava desentupida! Se eu soubesse que era só bochechar com água quente, que aquele problema aparentemente HORRÍVEL se resolvia, não tinha pago 20€ por estar 5 minutos com uma médica que se ria de mim e da minha inocência/ignorância. E eu tudo bem!

Imagem em:
http://www.fotosearch.com/ART327/med057/

Comments:
Epá...Isso é que foi uma peripecia. Não deve ter sido nada agradável. Espero que agora já estejas bem.
Bjs e boa semana.
 
Tu a as doenças "esquisitas"! Vê lá mas é se isso te serve de lição para seres menos hipocondríaca! Felizmente estás bem agora e não foi preciso operação nenhuma!Bjs!
 
Já estou fina! OBrigada! Boa semana tb primo. Bjinhos
 
Sabes o que te salvou??? O belíssimo queque de chocolate... que de tão bom que era, te obrigou a salivar e salivar e salivar, e depois a inchar, a inchar e a inchar...e que por sua vez te obrigou a ir ao médico!!! ;)
Beijinhos
 
É verdade! A gula apanhou-me! O queque estava divinal ;) Estás aprovada! Bjinhos miúda
 
Para os que conhecem bem a nossa Andreia Moreira a fábula do Pedro e do lobo aplica-se bem!Como ela é sempre tão dramática e acciona logo o seu "panic button" a maior parte das vezes não ligo...mas desta vez a moça estava com mau aspecto, inchada com duplo queixo, horrorosa!!!As melhoras amiga e desculpa por não acreditado logo:)
 
Oh Mckenzie! Eu podia estar inchada, mas se há coisa que eu nunca fico é horrorosa! Eu sou linda! lol :) Olha eu entendo perfeitamente que não tenhas acreditado logo visto que comecei logo a falar em quistos etc e conheço-me bem e sei que se há coisa que me caracteriza é o pânico instantâneo... Eu tento controlar mas é mais forte que eu ;)
 
Eu to com um inchaço na minha glandula tmb, toda vez que eu como alguma coisa sinto uma dor fina embaixo da lingua e começa um inchaço por baixo da minha mandibula. Será que eu to com a minha glandula entupida tmb?
Alguem poderia me dar uma dica do que fazer com isso?!!
T+
Valeu
 
nuss ce salvoo minha vidaa, to com isso hj, pensei que essa historia de glandula entupida naum existisse... menos mal
 
Ola!!Eu tanho uma bola por baixo dos dentes que me doi a mecher e não sei oque é!!!Penso que é a glandula submaxilar inchada podem me dizer oque é o como resolver isto?
 
Anónimo o melhor é ires ao médico! Só um pode dizer se o que tens é glândula salivar entupida ou outra coisa. Melhoras rápidas! Andreia.
 
Oiii, tudo bem?
Então, hoje logo depois que eu comi um lanche eu senti uma dor em baixo da lingua (na tal da glandula salivar). Depois disse comecei e ficar inchada e está doendooo!! hahaha
Pra melhorar a situação eu estou em Dublin, Irlanda...não estava afim de ir no médico não!
Não preciso tomar algum remédio é só agua quente mesmo?
Obrigadaaa beijos
caroline
 
Olá Caroline. No meu caso bastou isso! Bochechar com água morna com uma colher de sopa de sal grosso. Mas se não passar tens de ir ao médico. Pode ser necessário fazer pequena intervenção. Beijinhos!
 
Olá Caroline, eu estou com a mesma coisa. já estava achando que precisava ir ao dentista quando vi seu blog. comecei a bochechar agora com água quente. Muito, muito, muito. Vamos ver o que vai dar. rsrsrsrsrs

Brasil - Rio Grande do Sul.
 
Olá
Eu tenho isso pelo menos uma vez por mes. e para piorar é sempre na altura que me apetece comer mais doces... fico com desejos, e salivo ainda mais.. depois doi e pareço um sapo! lol. nao sabia essa da agua. vou exprimentar ;)
 
Oi Andreia! Li sua história e achei bem interessante! Acontece coisas em nossas vidas que parece que é só conosco. Eu estava justamente procurando saber o que ocorre com as glândulas salivares pq elas incham...foi o que ocorreu comigo hoje fui almoçar e sentir uma dor estranha, um inchaço enorme abaixo do queixo, achei que era começo de um infarto! procurando explicações encontrei seu blog. bom vou seguir ai a diga dos bochechos com agua morna. encontrei explicações tb na Wikipédia.org/wiki/Glândula_salivar
vai lá da uma olhada! bjs
 
Tem que colocar sal grosso???? ou só água quente resolve.... Minha dentista mandou tomar antibiótico!!!!bjs.....
 
Gostaria de saber se é só água quente, ou tem que adicionar sal grosso??? Minha dentista mandou tomar antibiótico!!!!! bjs....
 
Obrigada pela dica anónimo mas felizmente nunca mais me aconteceu.

Mary na altura foi apenas água morna com sal grosso dissolvido. Não tomei antibiótico. Espero ainda ir a tempo. Melhoras rápidas!
 
tbm estou com esse mesmo problema a uns 6 meses,tomei antibiotico e n resolvel,o que faço

HEEELP !!!!!
 
6 meses é muito tempo. (Eu andei assim um dia) O melhor é ir ao médico... As melhoras!
 
Olá, bem assim como o de algumas pessoas que aqui postaram... Eu tenho problemas com as glândulas salivares já fazem cerca de 6 anos, a rotina da minha vida mudou completamente, não consigo ter uma vida normal e além de todos os sintomas, isso ocorre em todas as minhas glândulas, e começam a soltar "pus", é terrível e médico nenhum da importância pra isso o que me dói mais... enfim, fico feliz em saber que vocês passaram por isso apenas uma vez, pois garanto é horrível.
 
Amiga, em quanto tempo ficou curada? Minha mãe está com a glândula salivar entupida e inchada, mas ela se nega a fazer os bochechos com água quente, diz que não adianta !! O que eu faço??
 
Outro dia tive um inchaço repentino na glândula salivar, abaixo da língua, em um dos lados. Eu tinha comido alguma coisa, estava normal, aí comi um chocolate diamante negro, e enquanto eu comia, senti a glândula inchando. Não senti nenhuma dor. Pensei em correr para o hospital, mas preferi consultar primeiro a doutora internet. Tive paciência, fiquei bochechando com água morna e sal, como diria a Andreia:"como se não houvesse amanhã". Em poucas horas, voltou ao normal. Parece ter sido um caso de entupimento.
 
Passado 10 anos, a sua experiência foi-me útil! Obrigada! :D
 
Que bom! :-)
 
Amigos dia 01/02/2016 eu estava almoçando e do Nada. Do Nada!!! Senti uma dor forte do lado esquerdo da lingua. E a dor foi so aumentando. E a dor parecia que doia em baixo da lingua. Muitoo ruim viu. Dai domei Dor flex e melhorou um pouco. Mais hj dia 03 fui ali comer um burger king e mal conseguia abrir a boca e nem mastigar e engulir. Ta tenso. Vou fazer esse macete da Andreia pra ver se vai melhorar mais por vias das duvidas ja marquei um medico pra amanhã .
 
Comi pitazza ontem e aacordeia assim hj vou tenta o gargarejo
 
Me foi muito útil o que postou no blog, vou fazer o gargarejo. Mas gostaria de saber por quanto tempo vc ficou com o inchaço??
Estou com a bochecha inchada já faz uns 3 dias.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter