quarta-feira, 30 de novembro de 2005

 

Observatório Astronómico de Lisboa

Fomos até ao observatório Astronómico de Lisboa aqui no I.S.A. a uma visita guiada... Confesso, que apesar de ter feito a faculdade neste Instituto, pouco conheço dos seus meandros. Esta tapada (da Ajuda) é um mundo. Cheio de recantos, de edifícios por descobrir e principalmente de história. E eu nunca explorei este local, onde me habituei a fazer os percursos que precisava no dia-a-dia sem descobrir o tanto que aqui existe. Mas, hoje, lá contrariei este destino e aceitei (graças à McKenzie, que aceitou primeiro que eu e lá fui eu influenciada pelo "efeito manada") o convite do Gonçalo da Biometria para esta tarde diferente. Percorremos aquelas salas cheias de história e instrumentos antiquíssimos (mas surpreendentemente bem conservados!) guiadas por um "rapaz" (não sei que idade terá, trinta e tais talvez) astrónomo (?fiquei sem perceber se o seria?) que me cativou a atenção, pela maneira apaixonada com que falou de cada pormenor do edifício, de cada instrumento ali guardado, de cada recordação transmitida ao longo de gerações pelos "habitantes" da casa. Através dele, fiquei a conhecer uma mente brilhante do século passado, PORTUGUÊS, que com a sua inteligência e engenho foi responsável por uma série de avanços na astronomia no nosso país e que resolvia com desenvoltura os probemas práticos que se lhe apresentavam enquanto "fazia" ciência. Campos Rodrigues. Somos um país pequenino, mas cheio de gente grande a quem só falta um pouco mais de amor-próprio. Temos grandes valores no nosso passado e também no nosso presente, é pena não serem valorizados e terem de emigrar para poderem desenvolver o seu trabalho. Claro que, ao fim de hora e meia o meu espírito inquieto já estava impaciente por se vir embora... Mas gostei muito desta visita cultural, que me fez lembrar os tempos de escola, com a diferença que agora (quase com trinta...ai ai) já sou capaz de estar hora e meia caladinha, sem risotas, sem piadinhas, sem as parvoeiras de que sempre fui "acusada" nas reuniões de pais (que diga-se de passagem são meu apanágio). The end. :)

Comments:
Na verdade só fomos ao Observatório pra nos baldarmos ao trabalho ;)
 
Calúnias. Alguma vez eu tinha um comportamento incorrecto desses? Olha-me esta a denegrir a minha imagem e a minha reputação impoluta... queres ver que vou aí à tua sala? :)
 
Não postas nada hoje!!!Acho que devias dizer uma palavrinhas sobre o dia 2 de Dezembro...dia internacional da abolição da escravatura!!!!????? Acho que há muita gente por aí que pensa que ainda não acabou...espera aí... eles têm razão!!!
 
E outra coisa ontém tb foi o dia da SIDA! Andreia Moreira, quando é que combinamos fazer os testes?
 
qUERIDA mCKENZIE, é óbvio que agora já me retiraste dois assuntos à lista de assuntos sobre os quais poderia falar hoje. Confesso que não estou inspirada... Quais testes? Os da SIDA? Então qdo fomos dar sangue e disseram que dps nos devolviam os resultados referiam-se a quê? Ao colesterol? A menina hoje tá com uma vontade de trabalhar que é obra... Calona! VocÊ é que foi ao OAL para se baldar ao W! Tá a ver?! Denunciou-se ;)

P.S. Ontem contribuí para a ABRAÇO e você???
 
Confesso q a ida ao OAL foi uma desculpa, estou um bocadinho farta destes dados da minha tese, mas tb confesso que tinha uma certa curiosidade em visitar o local e gostei muito. Acho que o rapaz que nos guiou pelos salões frios do Observatório explicou tudo com muito entusiasmo e visivél admiração pelo Engº Campos Rodrigues.
 
Quanto à contribuição para a ABRAÇO ninguém me pediu nada!Aliás qd pedem na rua nunca se dirigem a mim...devem pensar esta desgraçada não deve ter um tostão furado e é verdade porque as pesetas já não se usam!
 
eh eh eh! Oh mckenzie ainda não tinha lido o teu último comentário. Bjinhos!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter