terça-feira, 17 de janeiro de 2006

 

VELOCIDADE FURIOSA

O tema de hoje diz respeito a todos que têm, volta e meia, uma viatura nas mãos, grupo onde me incluo. Qualquer um de nós já conduziu a grande velocidade para chegar a horas a um compromisso, ou porque estava desejoso de chegar a casa, ou porque ia em socorro de alguém (vá, aqui abra-se uma excepção...), ou porque estava irritado com alguma coisa e o pé do acelerador pesou, etc, etc, etc. O que a maior parte de nós não tem a noção (E ainda bem que assim é! Que ainda não passámos por isto. Ainda vamos a tempo de tentar mudar...) é das repercurssões que uma fatalidade pode ter na nossa vida e na de outras pessoas (muitas vezes inocentes, que se encontravam no sítio errado, à hora errada). Ia ontem a ler a XIS e deparo-me com o seguinte testemunho:

"Saímos no carro para dar um passeio, mas só eu regressei... Todas as manhãs custa-me acordar e sentir o silêncio ensurdecedor da minha casa vazia, outrora tão cheia e feliz. Todos os dias: Falta-me o sorriso e alegre dos meus FILHOS, os beijinhos de "BOM DIA" e os abracinhos deliciosos que enchiam a minha existência. Falta-me a confusão tranquila da corrida das manhãs para a escola, do tilintar das chaves na porta e da alegria da palavra PAI quando, ao final do dia, o homem da minha vida chegava a casa. Falta-me escutar a palavra MÃE, a três vozes, 1001 vezes ao dia. Falta-me o homem com quem construí uma família, uma casa, uma vida! Falta-me a minha mãe! Faltam-me os meus três filhos! Naquela manhã de sábado sáimos para dar um passeio de carro até Lisboa, numa viagem que foi sem retorno para os meus filhinhos, para o meu marido e para a minha mãe. O carro onde viajávamos levou-mos da estrada, directamente para a morte. E eu morri muito... A VIDA É MUITO VALIOSA PARA SE PERDER NAS ESTRADAS. É urgente tomarmos consciência que um carro, num momento inesperado, pode transformar-se numa destruidora arma de guerra e a estrada num campo de batalha com muitos feridos, mutilados e mortos. Quem conduz um carro, não controla a vida, mas tem nas mãos a sua vida e a dos outros. Uma sociedade que vive preocupadaem fazer aumentar a felicidade, a esperança, a qualidade de vida, esquece a própria morte. E contradiz-se com a pressa da velocidade, a ilusão da segurança e a falta de valor pela vida. É URGENTE AGARRARMOS A VIDA NAS ESTRADAS! Ana Paula Beliz (Sobrevivente de um acidente de viação na A2, no dia 6/06/1998)"

E depois disto, mais palavras para quê? Não ignorem o nó que têm na garganta e tomem consciência da vossa responsabilidade. Eu sei que vou, pelo menos, TENTAR!

Comments:
estou contigo amiga... é vergonhosa a forma como as pessoas não têm o bom senso de perceber que a vida de outra pessoa pode passar pelas nossas mãos, ainda pra mais quando essa pessoa nos está directamente relacionada. é preciso sensibilizar, nem que seja chocando o próximo.... nem que seja fazendo ver o velho ditado: não faças ao outros aquilo que não gostas que te façam a ti.
um beijinho e um abração do tamanho do mundo.
ass.: O Ar é Para Todos
 
Olá olá!!!! Tens toda a razão "o ar é para todos"! Vamos passando palavra e ao mm tempo vamos agindo. Bjinhos!
 
Olá!
"Passei" por acaso e, para meu espanto, reli um texto que conhecia e que me diz muito. Uma realidade com que me deparei e me continuo a deparar desde 98.
Conheço a Paula Beliz, a autora das palavras que citaste. Uma sobrevivente a cada dia que passa. Lidei de perto com a situação já que somos familiares próximas e amigas.
Quero só agradecer a divulgação do texto já que a intenção do mesmo é de facto alertar para os perigos que corremos todos os dias nas estradas. Não vale a pena perder tempo com acelarações que podem, num segundo, usurpar toda a vida que temos pela frente. Os "nossos" merecem muito mais que isso embora muitas vezes nos esqueçamos disso!
Bem haja!
 
Concordo e tb conheco esta grande mulher! Deseijo-lhe as maiores felicidades! Para mim e das pessoas mais corajosas que ja conheci!
 
Já passaram tantos anos e releio o que escrevi...Há tantos anos. Agradeço a divulgação do mesmo..A VIDA É MUITO VALIOSA PARA SE PERDER NAS ESTRADAS....
Obrigada a alguns comentários...CORAGEM. .é a acção do CORAÇÃO. ..é VIVER POR AMOR.
Bem hajam.
Paula Beliz

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter