quinta-feira, 9 de março de 2006

 

(A minha) Reflexão sobre solidão...

Tenho ouvido ultimamente "Sinto-me só", o que me tem feito pensar muito sobre o assunto. Já conheci esse sentimento de muito perto. Já me senti muito só. Numa "solidão mal enganada". Muito infeliz. Não posso dizer que a minha vida esteja substancialmente diferente. Os amigos que tinha e que SEMPRE me apoiaram, acompanham-me até hoje. A família por quem sempre fui amada e acarinhada mantém-se (Sinto que faltam o Buddy e o Hélder e os meus avós, que não cheguei a conhecer - à excepção da avó "Xamina"- mas isso faz parte da vida...). Os problemas que tinha, são os de hoje. Claro, que não posso ignorar que entretanto encontrei o meu amor, mas não é a falta de um amor que torna as pessoas infelizes e sós (ou será? Eu não sei... Estou só a reflectir...). A 30 de Janeiro deste ano afirmava e reafirmo, a cada dia que passa, "Aos 28 anos sou feliz!". Não posso dizer que a minha vida fosse, no passado, mais complicada, ou menos afortunada e no entanto sinto que ERA uma pessoa DIFERENTE. Em Março de 2000 escrevia assim:

O Barulho do silêncio

É ensurdecedor o barulho do silêncio.
É esmagador o peso do nada.
Sozinha, olho em volta.
É o vazio.
Sinto-me desolada.
O desconsolo derrota qualquer guerreiro,
é pior que a mais sangrenta das batalhas.
Porque ao menos um inimigo real é verdadeiro,
não se defende com mentiras nem muralhas.
Quando perdemos, contemos o grito,
da dor tantas vezes renegada.
Queremos ser senhores do nosso peito,
negligenciando o que o aperta...
E nos leva à derrocada.

O que mudou? Mudei EU. Mudou o que de mais íntimo e profundo havia em mim. Mudou a minha maneira de ver a vida. Andava CEGA. Mudou o VALOR que (não) dava a tudo o que (já) me preenchia. A minha vida não mudou radicalmente. O que mudou, foi a maneira como a passei a ENCARAR. SOZINHOS?? Estamos todos. O que pode fazer a diferença é a maneira como tentamos sair da nossa ilha e chegar até aos outros. O que conta, são as causas que abraçamos; são as pessoas que tocamos e pelas quais desejamos ser tocados; o que conta é o empenho que colocamos na vida; são os sonhos que perseguimos. Não ter medo de mudar, se infelizes. Agir se nos sentirmos parar. Preencher(mo-nos) se nos sentirmos a esvaziar. O que é preciso está DENTRO de nós, não vem de fora. Não podemos esperar que os outros, nos tragam a força que precisamos para viver. É muito bom ter a vida cheia de pessoas que nos preenchem os dias, mas é essencial SABER, que se essas pessoas nos "abandonarem", ficamos bem. CONNOSCO. Acreditamos em nós e sabemos que o tempo passará e encontraremos novos caminhos para trilhar. Hoje sei que sou a minha melhor companhia. Todas as outras pessoas são dádivas que não me pertencem. Dou-lhes o que de melhor tenho e posso, TENTANDO não esperar algo em troca, APRECIANDO o que me dão.

RESSALVA: Falo assim, porque nada de trágico me aconteceu e me é "permitido" ter ESPERANÇA. Falo apenas, da minha experiência. Acredito que seja um esforço sobre-humano para muitos dos que sofrem.

DEIA


Imagem de:
http://www.andreigurgel.com.br/horizonte/archives/000066.php

Comments:
Está lindo, afinal sempre conseguiste inspiração!
beijinhos
PS: Quando vi a fotografia veio-me à cabeça o impacto das infraestruturas lineares nos anfibios;)
 
Fui-me lembrando aos poucos do que tinha antes e acrescentei mais umas coisinhas... Uma caneta BIC (bico grosso) na mão faz milagres :) Oh menina quais anfíbios. É uma metáfora! A estrada da vida que percorremos sozinhos... eh eh eh. Sempre com a ciência na cabeça! E eu sempre com as metáforas... Bjinhos!
 
P.S. Adorei o speechless. Consegues sempre terminações que me surpreendem e divertem!
 
obrigada pela inspiração e parabéns e origada por seres assim - um exemplo a seguir.

bjs,
l'air...
 
Prima, o teu post transmite muita coragem e esperança,toda a tua força emana a pessoa que és. Mereces muita sorte na tua vida!Beijinhos!
 
Bonito...
 
Palavras sábias e de alguém que se venceu a si próprio! Copiaste isto de algum lado!! ;p

Fora de brincadeiras, gostei muito de ler o post. Veio numa altura muito importante. No entanto espanta-me que uma verdade tão simples seja tão difícil de ver. Eles bem dizem (eles!) que a verdade foi guardada dentro de nós. Não podia ser fácil, não é?

Obrigado pelas tuas palavras que me deram muita força.

Beijo
 
bzuuzinha como é bom saber que te sentes realmente diferente...já deste conta, finalmente, da força que tens? chegaste a este patamar sozinha!...acho que todos nós precisamos das tuas palavras! beijo grande
 
Amiga "O ar é para todos" não penso que possa ser um exemplo... Tenho tantas falhas... E tantas dúvidas... Mas fico feliz por gostares de me ler. Sabes que vejo em ti um grande potencial? Passas é muito tempo a escondê-lo... Qq dia ainda assinas aqui o teu nome ;) Muitos beijinhos.

PRIMA: Mts bjinhos! Procura dentro de ti a força qdo aqueles que nós sabemos te tentarem derrotar... :)

Raquel: Bjinhos para ti!
 
Guinho: vou vencendo algumas batalhas... Mas sabes que a Andreia antiga às vezes espreita a ver se a deixo entrar. Mas eu depois digo "Ah e tal... Não me parece... Vai fazer certas e determinadas coisas e deixa-me em paz" e ela lá vai :)

Ainda bem que te transmiti alguma coisa de bom, porque este post foi feito a pensar em algumas pessoas e uma das que me inspirou pelo que passou recentemente foste tu. És para toda a vida! Já te tinha dito? Então aguenta... :) Muitos bjinhos

Bzuzinha: gosto tt de te ter por aqui :) Olha não cheguei sozinha a este patammar... Tive ajuda... Não posso ficar com os louros todos :) A maior parte dos dias penso "Sou uma fortalhaça" mas tenho quebras...Então agora com a sombra do desemprego a pairar... Bjinhos!
 
Estou de volta aos comentários aqui no teu cantinho, tenho nestas ultimas semanas vindo a espreitar,mas para ser sincero nao tenho tido muita paciencia para esboçar qualquer comentario, falta de estrutura pensante ou simples comentario, no entanto estou de volta , e começo logo por este , é bonito , até muito intimo, no entanto é inivitavel a solidao, leio o sozinho, sinto-o sozinho e apenas nos restas partinhar com outros, mas isto da solidao é algo incontronavel , sintimos tudo na pele e apenas nos podemos sentir menos sós quando o partinhamos .... esta nao é uma visao triste mas pelo contrario bastante alegre ... tentar tranmitir a outros seja ela de que forma for, é dificil ser-mos fieis aos nossos sentimentos quando partinhados por que o é dificil de igualar sentimentos a palavras , no entantos existem os capazes dessa aproximaçao escritores poetas e ate mesmo tu e muitas outras pessoas , eu tenho consciencia que é pelos os meus olhos estejam eles secos ou banhados de lagrimas , mas contente por ter essa consciencia na partinha dos meus sentimentos....
a solidao é suportavel quando ainda temos alguem a quem dizer que nos sintimos sós....
No entanto amo ouvir o silencio que por vezes é confundido dentro de nós por solidao no entanto amo que me amo a mim....

beijinhos e estou de volta,
Billas

Por ultimo a solidao por instantes tornanos solidos... com dose e meia

a solidao silenciada por muitos é a unica opçao que lhe resta é terrivel não sei de que se trata e espero ter sempre a quem o partilhar.....
Comuniquem mais tenham vontade de estar com pessoas que admiram partilhem as merdas sejam elas boas ou más ....
Beijao e abraço a todos que o fazem aqui .... participa na vidas dos que mais gostas.... e hoje .... o amanha é menos um dia


Billas
estou de volta
e para ficar

Ps a foto fala... é linda...
 
estava agora aqui a refletir e reparei que este teu post tem mais comentarios que os outros , sinal que isto da solidao toca a todos e nos é muito particular cá no intimo

Billas

Somos incontrolavelmente uns sofredores apaixonados....
 
Bilas: Bem-vindo!!! Concordo com as tuas ideias. E tens razão na constatação que fazes. É um tema que nos toca a todos... Acho que faz parte da condição humana. O raciocínio às vezes complica. Seguir mais vezes o instinto não nos faria mal nenhum, pôr-nos-ia em contacto com o nosso lado mais animal e mais gregário por consequência. Bjinhos
 
obrigada pelo incentivo... mas é-me dificil, muito dificil. são duas batalhas "monstras" q tenho pela vida fora: a falta de confiança e o medo (pânico) de estar sozinha. mas um dia vou vencer, eu sei q vou.
bjs,
o ar...
 
Ar: Não acredito que sejas mais insegura do que já fui, e tb já me senti sozinha como acabaste de ler. Qq pessoa é capaz, só tem de encontrar o tal caminho interior, pois é lá que estão todas as armas que precisas para emfrentar a vida. Que não é fácil a maior parte das vezes. Mas é possível. Tens de querer!!!! MUITO. És capaz de tudo aquilo que quiseres, de tudo aquilo para que te empenhares. Mas tens de QUERER!!!! E tens de te lembrar que não vem de fora... Vem de dentro... Bjinhos
 
eu quero, eu quero, eu quero - acredita q vem de dentro... por isso hoje está a ser um dia melhor... bem melhor!
obg mais uma vez..
O2
 
Fico feliz que minha fotografia tenha lhe inspirado. Certa vez escrevi sobre a saudade:

"Saudade é a permanente frustração ao fato, por motivo qualquer, de nossa vontade ou alheio a ela, não ter mais refletido no olhar as pessoas que, em singela verdade, levamos sempre conosco."

Um abraço

Andrei Gurgel
 
Andrei Gurgel : as suas fotografias são de facto inspiradoras! Adoro fotografia e o seu site foi uma boa surpresa! Gostei muito do seu pensamento sobre a saudade. Obrigada pela visita! Andreia
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter