quarta-feira, 17 de maio de 2006

 

REFLEXÕES

Ora aqui vão algumas ideias que vão gradualmente ocupando o meu pensamento. Foi quando aprendi a gostar mais de mim, que simultaneamente aprendi a descentrar-me de mim mesma (passo a redundância...) e comecei a ver, com olhos de ver (como se costuma dizer) o que me rodeia. As situações diversas de que o mundo é feito, o sofrimento que grassa pelo mundo e então percebi o tempo que andara a perder, com uma suposta infelicidade, que mais não era que um egoísmo puro (e) camuflado. Somos "infelizes", NÓS que temos vidas normais, sem uma qualquer tragédia declarada, sem qualquer enfermidade do corpo ou da alma, sem passar fome ou ser maltratado, porque somos EGOCÊNTRICOS e EGOÍSTAS. Porque não vemos além do nosso umbigo e porque nunca estamos satisfeitos com o que temos (no plano material e no afectivo). TER é a palavra de ordem. E esta é a realidade. E cada vez mais vou percebendo, que não somos NADA (passo o pleonasmo) enquanto não começarmos a AJUDAR. Não é fácil! A vida é demasiado acelerada... Temos prioridades... Primeiro os namorados e os amigos, depois os maridos e as mulheres, depois os filhos, o emprego que é preciso manter, a roupa para engomar, a comida para fazer, os livros que ainda não lemos, as viagens que não fizemos, etc, etc, etc. E como não é fácil, não vamos começar logo por partir numa missão humanitária para um país na miséria (Há muitos que o fazem. Para eles, TODA a minha admiração!). Vamos começar por pequenos gestos. Por não virar a cara, quando vemos alguém em apuros. Vamos começar por pensar em tempo ganho e não em tempo perdido, quando alguém precisa apenas de ser ouvido, ou de receber alguma informação. Vamos começar por dar de comer a alguém que vemos ter fome. Vamos começar por não enganar o próximo para sermos bem sucedidos em alguma coisa. Vamos começar por partilhar o que temos para dar, mesmo que seja só a nossa alegria. E depois, de vermos que afinal isto de ser MAIS ALTRUÍSTA não dói, vamos avançar para causas maiores e tentar que o mundo não se extinga com más recordações nossas. Porque é que cada vez mais se vê, pessoas que têm tudo (aos nossos olhos de ilustres desconhecidos) a dedicar o seu tempo a causas humanitárias? Se fosse suficiente TER tudo (no que diz respeito a carreira bem sucedida, muito dinheiro no banco, reconhecimento público, etc) porque iriam eles passar o seu tempo com os que nada têm? TEMOS DE ACORDAR!! É a nossa única hipótese de sobreviver. Não acham?

DEIA

Comments:
Caramba ....
Sem comentarios...



Obrigado


Billas
 
depois de shakespear.... com este "estalo", arrumaste comigo. um granda beijinho para ti.
ass: o ar - se calhar egoísta, self centered, etc, etc, etc...
 
É isso mesmo, passamos mt tempo a olhar para o imbigo. E o mais estranho é que nem assim conseguimos ver melhor o que vai por dentro...
 
Prima tens imensa razão. O que eu gostava mesmo mesmo era que todo o universo pudesse ler o que escreveste aqui neste post.Continua a presentear-nos com os teus pensamentos, que são no mínimo lindos! Beijinhos!
 
andreia ...
estava aqui a pensar....
e tenho duas coisas para te pedir
uma era se me podias escrever a fita até sexta... porque a bençao de finalistas é sabado de manha.
a segunda era se me davas premissao para imprimir um trecho deste texto para plotar aqui num A1 e por na miha faculdade. claro com a tua autoria.... por baixo....

nao é o mundo que vai ver mas ja sao 35 pessoas da minha turma quer dizer uma duzia o resto ja desistiu...mais uns tantos de outras turmas.


Billas
o tino de rãs que nao se esqueça da fita tambem....

eu nunca liguei a isto mas daqui a uns anos vai me saber bem reler essas fitas...


Aaaaaah outra coisa mas depois quando falar contigo para a me entregares a fita e vou-te pedir informaçoes sobre umas plantas nao sei se é bem essa a tua area...

tem a ver com (as varias trepadeiras que existe , eras, buchos etc..... necessidade de rega, se sao de folha caduca ou nao,
etc... mas vou te chatear durante um tempo sobre isso...
 
estive a reflectir sobre isto e a arrumar ideias... sabes o q mais me magoa e me põe para baixo...( e isto é real, não é imaginação da minha cabeça, não é fazer-me de coitada...) - a ingratidão, a falta de palavra e o abuso de confiança (por entre outras coisas, claro) - refiro isto porque é o q me faz doer o coração.
saber q ajo de boa fé, dou tudo para ajudar, "desenrascar", mostrar q o mundo pode ser melhor do q pensamos e, no fundo, depois de tudo isso... as pessoas têm a coragem (nem é coragem, é lata) de abbusar de nós, da nossa boa fé e lixar-nos enquanto o diabo esfrega um olho... ou então simplesmente esquecem-se de nós ou passam-nos para 4º plano... será egoismo da minha parte sentir-me assim? ou é legitimo sentir q fui literalmente usada e q isso fura-me o coração....?
não sei.... se calhar, em alguns casos temos mesmo de saber separar águas e ser um bocadinho egoístas. ou então magoamo-nos.
bjs: o ar.. (estou-me quase a ir embora outra vez... mas n te preocupes q de vez enquando vou dando notícias!)
 
Ar: psst pssst não era dirigido exclusivamente a ti o "estalo". Era a TODOS NÓS! Todos padecemos desses males... Quanto ao que disseste no último comentário, eu tenho uma filosofia de vida muito própria e que é a seguinte: não me interessa, que eu faça tudo pelos outros e que muitas vezes os "outros" me façam mal, me traiam ou me desiludam e não sejam o que eu esperava. Não vou mudar. Sou como quero ser. Posso sofrer, mas há aquele ditado que diz "As más acções ficam para quem as pratica". E olha que já tenho tido uns episódiozitos desses de má fé e de maldade. Se eu mudasse a minha maneira de ser, então não estava a contribuir realmente para melhorar o estado das coisas, pq iria permitir que uma pessoa mal intencionada me transformasse numa pessoa que não quero ser... (Se calhar estou a ser confusa...). É óbvio que não devemos ser parvinhos e andar ao sabor do que os outros querem, mas devemos manter-nos fiéis a nós próprios, ainda que isso signifique ter de vez em quando uma decepção/dissabor. Não mudes por pessoas que não valem a pena, pq há outras que merecem conhecer o teu lado bom! Bjinhos linda!
 
Guinho: mas andamos a tentar melhorar né? ;)
 
Prima obrigada pelas tuas palavras. Bjinhos
 
Billati: Vamos por partes...

Vou comprar hoje sem falta uma caneta especial para escrevermos na fita pois ainda não encontrei quem me pudesse emprestar...

Quanto ao texto as minhas ideias são de todos, por isso podes fazer o que quiseres, mas obrigada pela delicadeza de me perguntares :)

Quanto aos nomes comuns das espécies que me falaste, apenas as conheço como tu, do senso comum, mas leva-as escritas num papel (amanhã noite taklã? ou outro sítio mandem sms pois vou para campo) e vou ver se alguém aqui no departamento nos pode ajudar.

Bjinhos!
 
sabes q mais...? tens toda a razão!
vou apenas aprender a defender-me disso, naturalmente... mas depois falamos melhor sobre isso... obrigada! e não foste nada confusa, pelo contrário...
bjs - el aire
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter