quarta-feira, 14 de junho de 2006

 

A tradição já não é o que era...



2ªFeira (12/06/06): Destino Santos Populares em Lisboa

Estava ansiosa por ir. Estava toda contentinha, porque se há coisa que eu gosto é de "ajuntamentos" populares. Gosto. Gosto de feiras e carrocéis, gosto de farturas, gosto das pessoas a entrecruzar-se sob um barulho de fundo de músicas e pregões, gosto das luzes "pirosas", gosto disso tudo. E então, falaram-me em Santos Populares e eu pensei: marchas, manjericos, arraiais. QUERO IR!! E fui. Mas saiu-me tudo ao contrário. Ao jantar, as sardinhas vinham em sangue, eu teimosa e com a mania que se as mandasse para trás seres maléficos haviam de lhes fazer coisas indescritíveis por eu lhes ter dado trabalho extra, comi o que pude como estava... Mas a digestão já não foi a mesma. Dá-me a sensação que não chegou, sequer, a arrancar. As marchas, ao contrário do que pensei tinham pouca assistência, além de que os meus companheiros de "santos" não estavam interessados em vê-las. E depois iniciámos uma viajem rumo ao castelo, sem qualquer destino, por entre uma multidão que cantava "Aperta aperta com ela" ou se abanava ao ritmo de kizomba (que toda a gente sabe é típico dos Santos Populares...). E então lá subimos e lá descemos, demorando horas nesta jornada... Arraial vi um. A uns metros de distância. Mas o espírito dos Santos Populares, como eu o recordava de arraiais aos quais cheguei a ir, NADA. Pareceu-me mais a onda do Bairro Alto, andar e parar para beber qualquer coisa, beber qualquer coisa e andar até ao posto seguinte... Com a diferença que havia muito mais gente e conversar era mentira.
Além disso, resolvi nessa noite, conscientemente, ter uma ideia luminosa que me incomodou a noite toda e que me estragou o bom humor com que a havia iniciado. Sabia o que estava a fazer, percebi nitidamente que estava a ser parva e ainda assim agarrei-me à ideia com unhas e dentes e coloquei uma cara 33 irritante... Não fui capaz de lutar com o mau feitio que às vezes me invade sem motivo aparente e assim, uma noite, que apesar do que disse atrás até podia ter sido divertida, acabou por ser uma grande seca. MEA CULPA. Há dias assim...De parvoíce pura.

E a trovoada hoje de madrugada? Como disse Nuno Costa e passo a citar: " Que granda cagaço. Parecia literalmente o fim do mundo em cuecas". Eh eh. (Processa-me por te citar).

Bom, por hoje é tudo...

Bom feriado a todos,

Deia :)

Comments:
Independentemente do teu mau feitio ;p os Santos são uma granda banhada:
-maralhal atfulhado em ruas estreitas, sem destino e a emborcar que nem gente graúda, que não são, por acaso.
-matrafonas a vender manjericos a 20 érios cada
-ordinários donos de restaurante que queriam impingir um dose de sardinhas por 9 érios... e diga-se eram 4 sardinhitas. -Ah mas tem batata!! -Ah então tá bem, sinhor, traga lá a batata dividida em 4!

Os Santos revelam bem a nossa identidade enquanto nação...
decadente, agarrada a tradições totalmente deslocadas do quotidiano; meio mundo a sacar outro meio; e a ideia de divertimento passa por emborcar e gritar. É assim mesmo pubão!!
 
Guinho: isso é que vai aí um ressabiamento em relação à noite de 12 para 13. Já vi que para ti foi pior. Ao menos a minha dose de 4 sardinhas com batata e salada era a 5,50 érios... O preço dos manjericos não reparei, mas deves estar a exagerar não?! 20 Érios???????? Não posso acreditar... Olha, para o ano não vás!! eh eh. Bjinhos!
 
Realmente Andreia Moreira esse teu mau feitio é lixado...sardinha crua que eu saiba é sushi...minha menina...;)
PS: o majerico da miuda do elevador ainda esté vivo...agoirenta:)
 
Sou só eu ou estas letras do word verification por vezes são difíceis de compreender??
 
O quê? O gajo não morreu com a snifadela? Acabam de deitar por terra séculos de crença popular. E eu que acredito mm nessas coisas. Alguma coisa se passou, esse manjerico tem super poderes, ou um escudo invisível ou qualquer coisa do género! Só pode. Mckenzie isso das letras é mm mau, julgas que está td certinho e eis que vem um novo grupinho para introduzires... Eu estava a referir-me do mega comentário que ias fazer relativamente à minha partida do ISA menina, não te faças desentendida. Um como este que fizeste demora 1 min a fazer....Continuo à espera... Bjinhos
 
Estou com o Hugo! Prima já não me lembro a última vez que fui aos Santos, mas posso ter a certeza que jurei nunca mais ir, precisamente por tudo o que contaste!...No entanto, tenho pena que seja assim... :( Beijinhos!
 
Menina:

1º) 5,5o érios mas vieram cruas!!
2º) 20 érios o manjerico: reportagem da RTP!!
3º) Diverti-me mas não graças ao supracitado ;)
E qd as coisas são boas devem-se enaltecer, agora quando são uma merda há que criticar.

E isto é mau feitio? ;D
 
Isso é gosma menino. Deve ter sido das sardinhas... lol. Bjinho gd da Dreia Meia. :)
 
LOL :)

Beijinho grande!
 
Bom... Eu nunca fui aos Santos, mas também sou menina para nunca ir! É que me faz um bocadinho de confusão passar a noite aos encontrões, com multidão por todo o lado. Isso para mim não é sinónimo de diversão, até porque DETESTO as marchas! Acho que aquele pessoal anda a ensaiar meses e meses para depois marcharem e cantarem umas musiquitas desafinadas. Que me respeitem os fãs, mas eu acho as músicas das marchas todas muito desafinaditas! Já discuti imenso com o Paulo sobre este assunto. Ele diz que eu não entendo, que não estou no espírito, mas eu continuo a achar tudo muito "poucachito". Detesto os Santos Populares desde que me conheço!

Quanto à trovoada, acho que foi uma ideia de S. Pedro para contrariar as festas e para pôr tudo a andar... Ah! E já agora, para ninguém dormir! Porque acho que dificilmente alguém dormir... bom bom foi o temporal que apanhei na 6ª feira em plena Auto Estrada para ir fazer uma entrevista em Setúbal. Estava a ver que nunca mais chegava! Ele era relampâgos, trovoês, chuva, má visibilidade e tudo o que de mau pode haver no Inverno. Pois, mas parece que estamos quase no Verão... eheheh

O feriado foi óptimo, cheio de vida social e muitas "capelinhas" a visitar, mas já passou! Go back to work. Beijinhos grandes.
 
Cláudiazita isso é que é animosidade com as marchas. Eu acho-lhes piada e acho piada à desafinação, aí está a beleza da coisa na minha opinião, o que interessa não é o talento é a motivação, é a união das pessoas que pertencem aos diferentes bairros. É a alma com que se dedicam àquele evento... às multidões embriagadas tb não achei mt piada. Talvez me tenha faltado um copito ;) No feriado trabalhei.......... Enfim, o próximo gozarei se tudo correr bem. Bjinhos!
 
eu PRECISO comentar alguma coisa neste post....
primeiro: andreia, "babe", está hilariante!! fartei-me de rir com a tua descrição... eu nunca fui aos santos mas tenho alguma curiosidade em ir. se bem q depois desta descrição... acho dificil! sabes q sou uma menina um bocadito pró caseira, mesmo admitindo q adoro uma boa farra e feiras e rifas e carrocéis e farturas a pingar óleo, enfim... essas coisas todas!!!!!
agora.... relativamente aos trovões..... lamento informar a todos os leitores deste cantinho fantástico que... eu n ouvi absolutamente nada. é q até fico triste em dizer isto! gostava de perceber a vossa sensação de pânico!! juro q não ouvi mesmo! quando acordei, fui á janela pra ver o tempo (sim! - escolho a minha fatiota conforme o tempo!!) e deparei-me com umas nuvenzitas.. comentei: q chatice! será q vai chover..?
no coments!eheheheheheh
bjs grandes!
ah.. na proxima feira, arraial, santos ou lá o q for, vamos juntas!
beijos, Cris.
 
Cris, tens o sono da bela adormecida que só acorda com uma beijoca do príncipe (no teu caso Billati)... Como é possível não teres ouvido? És a única pessoa que ouço dizer que não acordou....... Ainda não acabaram os Santos ainda estamos a tempo de aproveitar esta época festiva. Qdo for ao "arraial" de Sassoeiros digo-te para ver se estão nessa. Bjinhos!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter