sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

 

SIM À DESPENALIZAÇÃO

Porque existem realidades que eu não imagino (e há diferenças gritantes), porque não me cabe julgar os outros, porque cada um sabe do seu desespero e realidade. E porque acima de tudo uma criança deve ser MUITO DESEJADA (mesmo não tendo sido planeada) pois só assim será concerteza MUITO AMADA.

Eu voto SIM.

Carminho & Sandra

Carminho senta-se nos bancos almofadados do BMW da mãe. Chove lá fora. Encosta o nariz ao vidro para disfarçar duas enormes lágrimas que lhe rolam pela face. A mãe conduz o carro e aperta-lhe ternamente a mão. Há muito trânsito na Lapa ao fim da tarde. A mãe tem um olhar triste e vago mas aperta com força a mão da filha de 18 anos. Estão juntas. A caminho de Espanha.

Sandra senta-se no banco côr-de-laranja do autocarro 22 que sai de Alcântara. Chove lá fora. Encosta o nariz ao vidro para disfarçar duas enormes lágrimas que lhe rolam pela face. A mãe está sentada ao lado dela. Encosta o guarda-chuva aos pés gelados e aperta-lhe ternamente a mão. Há muito trânsito em Alcântara ao fim da tarde. A mãe tem um olhar triste e vago mas aperta com força a mão da filha de 18 anos. Estão juntas. A caminho de casa de Uma Senhora.

O BMW e o autocarro 22 cruzam-se a subir a Avenida Infante Santo. Carminho despe-se a tremer sem nunca conseguir estancar o choro. Veste uma bata verde. Deita-se numa marquesa. É atendida por uma médica que lhe entoa palavras doces ao ouvido, enquanto lhe afaga o cabelo. Carminho sente-se a adormecer depois de respirar mais fundo o cheiro que a máscara exala. Chora enquanto dorme.

Sandra não se despe e treme muito sem conseguir estancar o choro. Nervosa, brinca com as tranças que a mãe lhe fez de manhã na tentativa de lhe recuperar a infância. A Senhora chega. A mãe entrega um envelope à Senhora. A Senhora abre-o e resmunga qualquer coisa. É altura de beber um liquido verde de sabor muito ácido. O copo está sujo, pensa Sandra. Sente-se doente e sabe que vai adormecer. Chora enquanto dorme.

Carminho acorda do seu sono induzido. Tem a mãe e a médica ao seu lado. Não sente dores no corpo mas as lágrimas não param de lhe correr cara abaixo. Sai da clínica de rosto destapado. Sabe-lhe bem o ar fresco da manhã. É tempo de regressar a casa. Quando a placa da União Europeia surge na estrada a dizer PORTUGAL, Carminho chora convulsivamente.

Sandra não acorda. E não acorda . E não acorda. A mãe geme baixinho desesperada ao seu lado. Pede à Senhora para chamar uma ambulância. A Senhora não deixa, ponha-se daqui para fora com a miúda, há uma cabine lá em baixo, livre-se de dizer a alguém que eu existo. A mãe arrasta a Sandra inanimada escada a baixo. Um vizinho, cansado, chama o 112 e a polícia. Sandra acorda no quarto 122 dias depois. As lágrimas cara abaixo. Nãopoderás ter mais filhos, Sandra, disse-lhe uma médica, emocionada. Sai do hospital de cara tapada, coberta por um lenço. Não sente o ar fresco da manhã. No bolso junto ao útero magoado, a intimação para se apresentar aum tribunal do seu país: Portugal.

Eu voto sim . Pela Sandra e pela Carminho. Pelas suas mães e avós. Por mim.

Rita Ferro Rodrigues

Comments:
SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM SIM

E MAIS SIM!
PRONTO! É SIM E É SIM MESMO!!!
JÁ CHEGA DE TANTA HIPOCRISIA!!
DIA 11 ESTOU LÁ!

bjs revoltosos da miga

cris :O)
 
Isso é que é vontade linda! Espero que sim. Que toda a gente vote. Mesmo não sendo da nossa opinião. É um problema que diz respeito a todos. Todos somos responsáveis. Bjinhos
 
"A EVOLUÇÃO E O PROGRESSO NUMA SOCIEDADE,MEDEM-SE NA FORMA COMO TRATAM AS SUAS MULHERES"

VOTEI SIM E O SIM GANHOU...
FELIZMENTE PARECE Q OS PORTUGUESES ESTÃO MAIS SENSIVEIS À REALIDADE DE CADA UM...

POR UM PORTUGAL MELHOR E COM FUTURO, SINTO Q FOMOS TODOS NÓS QUEM SAIU VITORIOSO NESTA LUTA!!

MAS A LUTA NÃO ACABA AQUI. É NECESSÁRIO CONTINUAR A LUTAR TODOS OS DIAS....
 
Amiga, deves andar como eu: com tanto trabalho que nem deves saber para onde te virar. Isso deve justificar as tuas ausências sucessivas no MSN e a falta de actualização do blog... Vou mandar-te um email para o trabalho com uma ideia que tive!

Esta semana fui em reportagem para o Alentejo. Entretanto, estamos a fechar dois jornais e o fim de semana já está no fim. Vida desgraçada!

Beijinhos de saudades.

Cláudia

PS - Espero que já tenhas usado a malita da pausa, ahhahahah
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter