terça-feira, 27 de março de 2007

 

DIA MUNDIAL DO TEATRO

Ora aqui está uma arte que me apaixona profundamente. Tenho uma dúvida que talvez algum de vós me possa esclarecer. Porque é que deixaram de iniciar a maior parte das peças com as pancadas de Moliére? Tinha um efeito hipnotizador, dava-me uma espécie de nervoso miudinho e iniciava o espectáculo com grande solenidade. Adorava aquelas batidas antecedendo a peça... Há tradições que tenho pena que acabem e esta é uma delas! Cada vez que assisto a uma peça, daquelas arrebatadoras que no fim nos fazem pular da cadeira de entusiasmo, com vontade de abraçar os actores e de lhes dizer "vocês são fabulosos, deram-me um momento de puro extâse" fico com uma sensação do tipo "Deve ser tão bom ser actor!" (também sinto isto nos concertos de música), deve ser tão compensador, sentir este carinho, ver o esforço recompensado por palmas calorosas que os elevam, que lhes mostram que continua a valer a pena apesar de todas as dificuldades. Deve ser de uma realização pessoal inigualável! Há poucas profissões que me transmitem esta sensação de que quase se podem alimentar daquele calor humano que recebem no fim. E claro isto é a minha visão romântica da vida, decerto terão momentos de desespero em que pensarão "porque é que me meti nesta vida?" e por isso ainda maior a minha admiração. Admiro aqueles que escolhem ser actores como uma missão de vida (não aqueles que apenas perseguem o sonho de serem "conhecidos"), admiro os que encarnam as personagens indo ao limiar da loucura, admiro os que passam dificuldades na perseguição de um sonho, admiro os que acreditam verdadeiramente em si e no seu dom, admiro essa vida incerta de poder não ganhar para o "pão" do mês seguinte, admiro profundamente o actor/actriz que respiram verdadeiramente teatro. Vão ao teatro! Vale mesmo a pena!

Comments:
boa
 
boa
 
Rui passei pelo teu blog e vi que um dos teus companheiros de blog colaborou já com os Artistas Unidos. Aí está um dos projectos de teatro mais apaixonantes a que tive oportunidade de assistir por diversas vezes. O espaço A'Capital no Bairro Alto tinha uma mística ímpar e fiquei desolada quando eles o tiveram de abandonar. Desde aí nunca mais assisti a uma produção que fosse deles e tenho pena... Lembro-me de uma peça que se chamava "ruído" e que decorria na maior parte das salas do edifício, do mais original e entusiasmante a que assisti até hoje! Actores fantásticos! Obrigada pela visita!
 
Rui descobri agora que também colaboraste/colaboras ainda com os artistas unidos. Assim: PARABÉNS pelo trabalho desenvolvido!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter