quinta-feira, 26 de abril de 2007

 

25 de ABRIL SEMPRE

Não vivi a revolução dos cravos. Não posso imaginar o que se vivia nessa altura porque já nasci em liberdade. O que sei sobre esses tempos não aprendi na escola, porque os programas sempre longos demais eram deixados a meio e coincidência ou não, essa parte da nossa história nunca chegava a ser dada. O que sei, aprendi com a minha mãe, absorvi do brilho de emoção nos olhos dela quando fala desse dia. Pela angústia que lhe percebo quando fala da repressão, do medo que sentiam quando se reuniam em Igrejas para falar sobre liberdade e ouviam os cães da PIDE lá fora a ladrar furiosos. As pancadas secas na porta, as ordens para abrir em nome da lei e da ordem. O pânico de serem presos. O medo das torturas de que se ouvia falar. Quantas vezes o meu avô perseguido porque supostamente conhecia alguém "que não devia". Quantas vezes a desconfiança que pessoas próximas dessem um beijo de Judas denunciador. Quantos enviados para a guerra OBRIGADOS. Não imagino o que seria não poder ter um blog onde escrevo o que me dá na real gana, não vislumbro o que seria não ter direito a opinião (E SE EU GOSTO DE EMITIR OPINIÕES, AI SE GOSTO!), não concebo um qualquer lápis azul a castrar informações, criatividades e culturas. E mais uma vez a constatação que a repressão nos conduz sempre a uma ÂNSIA EXTREMA DE LIBERDADE! Políticas à parte (que a mim a política e os partidos de uma ponta à outra nada dizem) 25 de Abril SEMPRE mas SEMPRE mas SEMPRE e que a memória nunca se apague porque esse será o primeiro passo para repetir erros passados.

Etiquetas:


Comments:
25 de Abril Sempre!

Fascismo nunca mais!!

Foram mtos mtos mil,os q ontem desfilaram na Av.Liberdade, para comemorar e lembrar que o 25 Abril está presente, ontem hoje e todos os dias da nossa vida.

Não o vivi, mas sinto-o mto. Tive mtos familiares q passaram na pele as torturas da pide, foram mtos, como os meus pais que fugiram de um país repressivo, que desertaram à querra colonial, pois não queriam ir para um país lutar contra um povo q tinha direito à sua independência!

Para mim representa tudo.
A força da minha familia,
Os clandestinos q pernoitavam na casa dos meus bisavós e seguiam na penunbra montados nas suas bicicletas...
O pão que levavam escondidos c os jornais avantes e informações preciosas...

As pescarias q a minha família organizava, para q de forma disfarçada, se pudesse falar sobre as lutas e como tinham de ser travadas....

Uma homenagem ao povo do Couço, que entre homens e mulheres, lutou tds os dias, por jornas mais justas, pelo pão, pela escola, pelos direitos q hoje temos, e já nos querem retirar.

Foram estes homens e mulheres que por todo o país, lutavam pelas terras onde trabalhavam, sem q qq lucro fosse para eles, mas sim para os grandes senhores latifundiários..

Foram eles comunistas que lutaram pela reforma agrária e tão gloriosamente a conquistaram!

O 25 de abril é meu é nosso é de todos nós!

Viva a liberdade!
Não apaguem a história q mtos viveram e q morreram pela liberdade!

A eles esta minha homenagem!

Mónica
 
Também tenho um testemunho vivo, próximo e directo que me passou o valor da Liberdade, conquistado e sofrido na pele. Tortura, prisão, serviço forçado, ameaças, censuras, perseguições, o rol é demasiado vasto e talvez demasiado vago ao expressá-lo por palavras. Faz parte do nosso passado, quer queiramos, quer não!

Custa-me que tantos hoje tomem a Liberdade como garantida quando foi tão difícil vislumbrá-la. Custa-me ainda mais ver que já pouco significa para muitos… Mas depois compreendo a razão: falta-nos ainda conquistar a Liberdade interior! Só assim valorizaremos mais tudo o que tomamos como garantido!

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter