quinta-feira, 25 de outubro de 2007

 

Mãe Luísa

Quando eu era pequenina (quatro anos talvez) tinha uma "ama". A minha mãe ingenuamente acreditou que eu ficaria melhor entregue aos cuidados dessa senhora do que ir logo em tenra idade para um colégio... Acontece que esta senhora, ora me deixava sozinha em casa, ora me levava para a horta dela onde, sem me prevenir ou evitar que eu visse, me deixava assistir à morte, através de machadada (às mãos de seu marido), dos coelhinhos com que eu previamente brincara. A brincadeira terminou quando certo dia a mãe de uma menina que veio a ser minha colega na primária e que também lá ficava de vez em quando (Sara), tocou à campaínha e ouviu do lado de dentro uma criança a chorar (leia-se eu) que dizia: "É a andeia. Tou aqui xojinha!" E chorava baba e ranho desesperada, trancada e isolada do mundo exterior e daquela voz que me soava a salvação. Ora, posso dizer-vos que nada disto foi a minha mãe que me contou. Lembro-me com uma nitidez avassaladora de andar pela casa, qual fugitiva de um monstro invisível à procura do melhor sítio para me esconder. Lembro-me inclusivé de como eram as "traseiras" do frigorífico da senhora...E também recordo cada vez que virava a cara para não ver a matança. Creio que este episódio explica muita coisinha em mim. Ainda tenho medo do escuro ah pois é. Tenho. Não é que não consiga estar no escuro. Consigo. Mas nessas alturas desligo o cérebro. Tendo o "azar" do pensamento me voar, lá vou eu a correr até ao próximo interruptor para que se faça LUZ! Há uns tempos encontrei a dita senhora que entre outras coisas nos "relembrou" que eu lhe chamava Mãe Luisa e que nunca a queria deixar, para ir para casa. (Ah ah ah Deixa-me rir!) Será que as pessoas acreditam mesmo nestas mentiras que contam? É preciso ter uma grande lata! Um bem haja mãe Luísa espero sinceramente que já não exerça a profissão.

P.S. Tive outra ama antes desta que era um amor. Dessa sim eu gostava e recordo com carinho! Faz anos no mesmo dia que eu. Só a conheço pelo diminutivo - Betty - essa sim era uma boa "nanny" (Já agora...Rima mais ou menos com Betty). Ainda a (re)vejo de vez em quando com gosto! Agora a outra... Cruzes canhoto!

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter