segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

 

Eu não queria

Mas vou mesmo entrar o ano aqui no estaminé a resmungar. (O que talvez esteja relacionado com o facto de estar fechada em casa desde dia 31 com uma febre baixinha, irritante e teimosa que não há meio de ir dar uma volta a Cabeceiras de Basto.)

Observação: Eu pensava MESMO que a linha Saúde 24 servia para fazer uma triagem por telefone e evitar que as pessoas acorram, em massa, às urgências do hospital quando não é absolutamente necessário.


Pois pensava, mas parece que estava enganada. Só se deve ligar para a linha saúde 24 quando se está mesmo mal, tipo a bater a bota, porque há lá um senhor, pelo menos, um tal José Boião ou Bião ou coisa que o valha (que não decorei o nome) pronto a fazer-vos sentir o mais idiota dos seres por ter recorrido ao serviço. Sua piegas. Está a ligar para quê? Espere que passe. CONCORDA? (pergunta repetida até à exaustão durante todo o telefonema)


Reproduzo mais ou menos a conversa, com algumas melhorias claro. Entre parêntesis estarão palavras não ditas por mim, mas pensadas, ou no momento, ou à posteriori, visto que o raciocínio não se encontrava nos melhores dias.


- (...) Terei muito gosto em ajudá-la. CONCORDA? Que sintomas apresenta?

- Estou com febre há cerca de 4 dias e não há meio de passar.

- O que está a fazer para controlar a situação?

- Tenho tomado paracetamol com intervalos de 6h quando estou mais aflita e depois só tomo quando volto a sentir febre.

- Além da febre tem outros sintomas?

- De há dois dias para cá tenho tido dificuldade em respirar.

(começa-me a falar de nariz entupido e expectoração o que não era o caso)

- Não a dificuldade que eu sinto é mais abaixo.

- Mais abaixo onde?

- Aqui na região do esófago.

- Bem, bem A SENHORA TEM CONSCIÊNCIA QUE ESTÁ A SER GRAVADA E QUE OS SEUS DADOS ESTÃO A SER REGISTADOS? (Denotando indignação e uma ponta de descontrole. Tipo control-freak descontrolado e como tal desconfortável. Eu tenho consciência e o senhor? Tem consciência que se lhe dei o n.º de utente e o meu nome completo bem como data de nascimento não estou com toda a certeza a ligar para gozar consigo?)

- Desculpe eu sei que o esófago faz parte do sistema digestivo. Eu só queria localizar o sítio em que se situa a prisão. (Não me lembrei de traqueia. Podia ter dito traqueia. Ou "entre as mamas". Ou qualquer coisa que não o afrontasse tanto. Perdão! Perdão senhor enfermeiro! Mas ajude-me sim?)

- Bom continuemos. Sabe que não me parece ter dificuldade em falar. Parece-me que fala com ligeireza.

- Pois já lhe tinha dito que não é uma falta de ar que me aflija, é só a sensação do ar não passar.

- Qual foi a última vez que teve febre?

- Ontem à noite.

- Que febre tinha?

- Não sei, não a medi. Sei que a tive pelos tremores, pelo mau-estar, pelos suores repentinos.

- Que horas eram?

- Não sei. Não me levantei.

- E agora tem febre?

- Tenho.

- Quanto?

- Terei de medir. Um momento que o meu é de mercúrio (hg. Vês sei que o símbolo do mercúrio é hg. Que eu até tenho noção de algumas coisas de ciências porque fiz a burrice de seguir essa área no secundário. Tal como conhecia a traqueia, mas não me lembrei de a referir. TALVEZ porque me apeteça mais resolver a situação da febre persistente, do que discutir contigo o corpo humano. E ainda assim, tinha o direito a ser ignorante sem ser tratada como uma criminosa ó caramelo)

- Mais um pormenor. A Andreia não está com febre há 4 dias.

- Não? (O dia 30 de caganeira não conta?)

- Não. Hoje vai para o terceiro dia. CONCORDA?

- mas, mas...

- CONCORDA?

- Concordo (Vá deixa-me mas é desligar que já vi que aqui não aprendo mais do que já sei).

- Tem os lábios azuis ou as pontas dos dedos azuis?

- Não. (Não, não me encontro a bater a bota. Liguei porque tenho uma febre persistente há 4 dias que não há meio de baixar, não quero ir - nem irei - à urgÊncia de um hospital sobrecarregar os serviços e lembrei-me que este serviço existe. Mas peço perdão. Estou muito arrependida de ser tão piegas e para a próxima fico aqui quietinha a beber muitos líquidos até poder ir à minha querida Doutora Olga que me receite o antibioticozinho para eu ficar boa. Perdão senhor! PErdão).

- E sangue? Deita sangue pelo nariz ou pela boca?

- Não. (Não espicho sangue, não estou azul, é só gripe. Perdão mais uma vez a afronta de ter ligado).

- Então: toma o paracetamol de 8h em 8h. Toma uns banhinhos mornos de vez em quando. Ingere de litro e meio a dois litros de água por dia. Ouviu e CONCORDA?

- Sim. Concordo. (Isso é o que eu tenho feito ó alma iluminada e a gaja não desce. Mas a dica das 8h em 8h em vez das 6h em 6h já ajuda o figadozinho.).

- Terei todo o prazer em voltar a ajudá-la em caso de necessidade. Um bom ano para si.

- Muito obrigada (por ser quem é) um bom ano para si também. (Até NUNCA. CONCORDA?)

Pois depois disto, pasmo como é que as urgências dos hospitais se enchem. Não é com certeza porque todos já falaram pelo menos uma vez para a saúde 24 e tiveram o azar de apanhar o (este) Zé, ou porque os que atendem esta linha estão todos formatados desta maneira. Não. As urgências enchem por outras razões de certeza. CONCORDAM?

RESMUNGUICE Nº2: Quero atribuir o prémio AMIZADE 2008 às alminhas que tinham mesmo, mesmo, mesmo de ir ainda a outro sítio (Carpe diem, neste caso "noitem") e deixaram o "grande" amigo, em perigo de coma alcoólico, a dormir num carro de alta cilindrada. Ah que é mesmo de uma amizade genuína. (Ou lhe dava a travadinha em grande estilo no tal carro de alta cilindrada. Ou era atirado ao rio por alguém que quisesse praticar ali o "carjacking".) Tenho muita inveja de não ter amigos que fizessem isto por mim.

RESMUNGUICE Nº 3 transformada em mensagem positiva: pela primeira vez deixei passar aniversários. Ora, não me preocupo muito porque dou sempre os PARABÉNS pessoalmente e estou presente na vida dessas pessoas. Em todo o caso fizeram anos:

- Rui Moreira. (o primo)
- A Cris e a Mónica.
- Ganhão (que além disso vai ser pai pela 3ªvez. Que coragem!)
- Prima Catarina.

Espero que tenham tido todos um dia daqueles, só vosso e aproveitado ao segundo.

E posto o desabafo BOM ANO! Voltarei em breve sorridente e positiva como é meu apanágio.

Comments:
Concorda que não se deve maçar gente que trabalha no atendimento, concorda? Hilariante.

Põe-te boa (e aproveita para espreitar os nossos bolinhos, a M. (a)postou neles)

beijinhos
 
Concordo. :)

Já espreitei, já postei. Peço desculpa por qualquer coisinha. Não estou em gd forma.

Bjitos
 
Amiguita, dois dias depois do final de ano, também liguei para a Saúde 24. A mim, atendeu-me uma mulher. A pergunta CONCORDA, sim, era muitas vezes repetida e demorei 10 minutos a responder a questões sobre um problema de saúde que a minha mãe teve naquela madrugada. A senhora não foi lá muito esclarecedora nem me deu alguma novidade. No final, mandou a minha mãe ir ao Centro de Saúde no dia seguinte, sendo que eu lhe tinha dito que ela não se conseguia levantar. Minha querida Dra. Olga! Não a quis acordar àquela hora da madrugada mas optei por chamar a irmã de uma amiga, médica, que foi uma querida e veio até nossa casa. Resultado: pôs a minha mãe em forma e a tomar medicamentos durante cinco dias, sem pestanejar. Foi o que me ocorreu na altura e o que nos safou.
No dia seguinte, comentei com um dos meus irmãos que tinha ligado para a Saúde 24, ao que ele me respondeu: Para quê? Eles não percebem nada daquilo e não resolvem nada! Pequeno pormenor: o meu irmão trabalha numa Unidade Saúde Familiar e sabe do que fala. Também ele deve receber centenas de utentes que ligaram para a Saúde 24 e ficaram com cara de parvos à espera de um conselho milagroso.

Beijinhos e espero que já estejas fina!
 
Muito boa história sim senhor!
Liguei agora para a CP e atendeu-me uma operadora (simpática diga-se) mas que no início e no fim de cada frase usava um 'realmente'. Vá lá não ser um 'rámente'!

Beijos

*comota passe qué supé crida!
 
Cláudia e Hugo e agora para uma frase absolutamente banal:

É o país que temos.

Eh eh eh eh eh eh.

Se não fossem estes episódios acerca de quê escreveria eu?
 
Ah tu também és da Dra Olga!!! Eu chamo-a a "Amiga Olga"! De uma vez que também tive o prazer de ligar para a saude 24 porque estava practicamente morta (tensão 5-8 e temperatura corporal 34ºC) mandaram-me tomar um chá e comer um quadrado de chocolate, lol! Pelo menos comer chocolate põe-me sempre melhorzita! Enfim?... Concorda?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter