segunda-feira, 16 de julho de 2012

 

«VER» - PARTE VIII

O cheiro nas mãos massacra. Todas as noites me limpo, como consigo, da criação do dia. Seria difícil a outrem privar comigo, só aquela mulher não se importa. A cada encontro se afoita mais. Incomoda-me a proximidade. Há uns dias tocou-me no cabelo. Gesto desagradável. Repeli-a com brusquidão e não o repetiu.

Pousei-lhe a mão no pescoço. Colocou a sua por cima, agarrou-me o indicador acariciando-o e devolveu-ma cuidadosamente ao colo. Prosseguiu pintando, como que ignorante quanto ao que sucedera. Era-me benéfica a sua presença. Perto dele o silêncio não era vazio a preencher. Dava-me gozo pensar que as pessoas da minha vida desconheciam a importância que aquele homem tinha em mim. Era realidade que a ninguém mais dizia respeito. Aluguei uma casa pequena, por mobilar, na cidade, afastando-me dos arredores e das recordações. Todos os quinze dias comprava um quadro e rapidamente as paredes brancas deram lugar a mosaico criativo por Pedro S.A. Períodos de tempo houve em que desapareceu. Não havia maneira de o localizar. Quando o reencontrava, alegava amiúde não se recordar dos dias anteriores e que tinha andado a colorir outras paragens. Havia falsidade na afirmação. A cada desaparecimento a sua colecção mantinha-se inalterada e era somente nos tempos em que o seu paradeiro me era conhecido que novos se me revelavam. Não fazia questão que ele percebesse que não cria nas suas mentiras. Não temos de saber tudo sobre quem gostamos. Aprendera-o com ele. «Porque não usas o dinheiro também em roupa?» «A que tenho cumpre a função.» «Tens-te alimentado?» «Pareço-te magro?» Preocupações comezinhas iam minando o meu pensamento, não tão descomprometido quanto antes. Não era retribuída na domesticidade. «Queres ficar lá em casa?» «Não.» A posse. Quando se dá por ela já deteriorou a relação mais sólida, quanto mais uma construída de encontros fortuitos no meio da rua.

Nunca embarcou no entusiasmo.

Etiquetas: , , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter