quinta-feira, 10 de maio de 2007

 

DÚVIDA



De John Patrick Shanley

Interpretação Eunice Muñoz, Diogo Infante, Isabel Abreu e Lucília Raimundo


Mais uma peça magnífica no teatro Maria Matos. O texto, simplesmente SOBERBO! As interpretações, de uma qualidade inatacável roçam a PERFEIÇÃO se é que não a atingem. Esta peça faz-nos pensar. Mais importante do que saber se o padre Flinn é culpado ou inocente é importante que nos interroguemos sempre se as nossas certezas não serão dúvidas. "A dúvida é tão poderosa e real como a certeza". Podemos encarar a peça sob dois pontos de vista: um, em que tentamos adivinhar se o padre é culpado ou inocente, se as motivações da freira são de genuína preocupação com o(s) aluno(s) eventualmente abusado(s) ou se são de índole pessoal (a freira austera e tradicionalista vs o padre progressista/humanista) e outro ponto de vista em que não é importante a culpa ou inocência do padre mas apenas que nos interroguemos e que não tenhamos a arrogância de pensar que as nossas certezas são irrefutáveis. Qualquer certeza pode tornar-se dúvida e jamais se deve recorrer à mentira (como fez a madre superiora) por certas que tenhamos as nossas certezas para as provar. Quanto a mim, quando uma situação se me apresenta verdadeiramente desesperante, em que as minhas certezas parecem impossíveis de provar, quando me dói que os outros não vejam a minha verdade, aguardo pacientemente que o tempo faça o seu trabalho e me (lhes) revele se eu estava certa ou redondamente enganada. Numa coisa acredito piamente, pode demorar muito tempo, mas a verdade, aquela que não foi adulterada pela realidade de cada um, vem sempre ao de cima e não precisamos de nos impacientar porque ela há-de se revelar, doa a quem doer. Se for reposta ou se for prolongada a permanência da peça em cena é sem dúvida uma peça de teatro a NÃO PERDER!!!


Hoje com o público:



Um excelente dia a TODOS!
Deia in ISA (não é USA é mesmo ISA - Instituto Superior de Agronomia)

Etiquetas:


Comments:
Quanto á verdade vir sempre ao de cima.....tenho as minhas duvidas ;)
 
vem!!! SEMPRE. Mesmo cá a cima. Como a nata no leite que ferveu :) Pode é demorar muito tempo...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter