quinta-feira, 27 de setembro de 2007

 

Mais uma das minhas teorias...

...Admitindo que nada sei sobre o assunto...

Não compreendo aqueles que traem. Não os que traem porque se apaixonam irremediavelmente por outra pessoa, procurando em si (e às vezes demorando algum tempo) maneira de o revelar a quem "traíram". Não esses. Esses compreendo, nenhum de nós está livre... De ir num transporte público e parar o olhar em alguém, conhecer alguém no trabalho com quem a identificação é imediata, ver uma amizade progredir para algo mais. Disto ninguém está livre. Mas não é isto que eu não compreendo. Eu não compreendo quem trai porque sim. Nenhuma razão REALMENTE forte a apontar, alguns até parecem gostar REALMENTE de quem têm a seu lado, mas olha, a ocasião faz o ladrão e dizer "não" dá muito trabalho. Mais vale dizer sim, dizer SIM a tudo, viver tudo o que têm direito, sem inibições ou restrições. E até aqui tudo bem. Não fosse isto interferir com vida alheia. A outra parte pode não querer isso para si!!! Pode querer viver para apenas "um" alguém e poderia ter alguém que quisesse o mesmo, caso estivesse liberta. Mas não lhe é dada escolha. Porque não sabe das escolhas do outro. A outra pessoa até podia, tendo conhecimento das "escapadelas" do parceiro DECIDIR "Ok. É de ti que eu gosto, vamos ser "livres" em conjunto. Tu vives o que tens a viver. Eu vivo o que tenho a viver e mantemo-nos juntos porque é de ti que eu gosto e é assim que QUERO. Mas ambos sabemos com o que contamos." Esta era uma hipótese. A outra hipótese era "Eh pá desculpa lá, eu amo-te, vou sofrer comó caraças com isto, mas assim não te quero ao meu lado." Há ainda uma terceira hipótese que é a da pessoa traída querer continuar a fazer-se de parva (Mas até isso é válido - na minha modesta opinião - porque aí ela tem conhecimento de causa embora não queira que esse dado tenha qualquer influência na sua vida). O que me ultrapassa, o que me agonia, o que me entristece - a mim que, por enquanto (nunca se sabe das voltas que a vida dá) nada tenho a ver com isto, é que há pessoas que NADA sabem e por isso não podem escolher o que querem, porque lhes faltam variáveis na equação da relação. Há pessoas com a vida entregue na mão de pessoas que não se importam de arriscar a vida aos dois. Pessoas que não dão hipótese de a outra parte decidir querer viver outra coisa qualquer. Pior do que a traição, pior do que saber que a pessoa que se ama esteve com outra pessoa (O que até pode eventualmente acontecer por inúmeras razões, perceber-se ter sido um erro e eventualmente decidir-se EM CONJUNTO que se pode ultrapassar tal momento) é saber que a pessoa que se ama foi capaz de pôr a vida do companheiro/a na roleta russa, REPETIDAMENTE e sem coragem ou respeito para o/a PREVENIR.

P.S. Eu sei que as relações humanas raras vezes são simples ou lineares. Mas para mim, confiança, lealdade e respeito são mesmo os pilares de qualquer relação (mesmo de amizade). Escapadelas são permitidas, desde que ambos tenham conhecimento do que andam a viver. É a ignorância de uma das partes que me faz espécie. E tenho dito. "Crucifiquem-me" agora...

P.S.2 E apesar de ser isto que eu sinto relativamente a este assunto, não deixo igualmente de me sentir o Diácono Remédios por falar assim. Quem sou eu para julgar quem quer que seja?! NINGUÉM.

Etiquetas:


Comments:
Bom, acho que o pessoal ficou sem palavras... Concordo plenamente contigo. A pessoa que é infiel não pode ser cobarde ao ponto de guardar para si o que faz, senão, porque continua com uma pessoa fixa?! Ah já sei! É o velho ditado "Mais vale um na mão do que dois a voar..."! Bjs prima!
 
Obrigada prima por teres aberto as "hostilidades" com palavras de concordância. Espero sinceramente ser também "agredida". Ao menos fico a conhecer um pouco do outro lado da história. Bjs!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Estou chateada com o teu blog!!! Tinha escrito um autêntico testamento acerca da tua teoria e para além de não ter conseguido publicá-lo, não guardou a minha mensagem... Já recuperada dos nervos, cá estou para te dizer que concordo em absoluto com o que disseste. Eu não tolero qualquer tipo de traição porque isso pressupõe falta de respeito por outra pessoa, que é um sentimento que muito me inquieta. Sou até um pouco radical no que respeita a traições pois não sou capaz de perdoar. Nunca fui traída por nenhum namorado (acho eu... se calhar até fui e não soube) mas caso fosse e soubesse (ora aí está um pormenor importante) dificilmente perdoaria. Para mim, estar com outra pessoa pressupõe fidelidade total, sem excepção. Acho até uma certa piada a amigas que desculpam os namorados porque "estavam bêbados" ou porque "o amor tudo perdoa e quem ama, esquece". Não consigo ser assim... Não consigo mesmo! Para mim, nem um beijo se perdoa... quanto mais outro tipo de relacionamentos. Ninguém está imune de se apaixonar por outra pessoa e isso sim é perigoso e desesperante. Essa da paixão nos transportes públicos é realmente muito boa! No entanto, há sempre a possibilidade de sermos francos com a outra pessoa e de manter a honestidade. Ainda que a outra pessoa sofra horrores, julgo que a verdade é sempre a melhor arma. Trair e ainda por cima, mentir, é que não me parece uma atitude nada nobre. Não consigo perceber como é que se consegue estar com duas pessoas ao mesmo tempo. Não tenho perfil para vida dupla e acho indecente que alguém decida seguir esse lema de vida... Provavelmente, um dia ainda provarei do próprio veneno e as minhas teorias vão por água abaixo. No entanto, sei que os meus valores são muito fortes a esse respeito. Será muito difícil alterar o meu pensamento no que respeita a traições. Também não consigo entender as relações liberais do "hoje estou contigo mas amanhã apetece-me estar com outro(a)". No entanto, cada um sabe no que se mete e que tipo de relacionamento quer para si. Ainda que não seja tolerável, neste caso, há um acordo mútuo e alguma honestidade. Não sei que piada pode ter andar com várias pessoas ao mesmo tempo... No entanto, há quem veja no swing uma forma de manter ou apimentar relacionamentos. Cada um sabe de si... essa é que é a verdade.
Nunca traí e espero nunca vir a trair (um dia posso-me passar e nem saber o que estou a fazer). Espero também nunca vir a ser traída e tentar manter um relacionamento baseado na lealdade, honestidade, companheirismo... com todos os altos e baixos que um compromisso acarreta. Hoje em dia, é muito complicado manter um relacionamento pois a vida evolui de uma tal forma que, muitos de nós, não têm paciência para aturar as mínimas diferenças do(a) companheiro(a). No entanto, a via mais fácil não pode ser a traição... Este é um tema que me diz muito porque sempre condenei quem trai, independentemente de não ser ninguém para julgar os outros. Julgo que mais vale ser sincero e partir para outra aventura ou relacionamento sem que o(a) nosso(a) companheiro(a) seja humilhado(a)...

Beijinhos amiga e uma boa semana para ti!
 
Oi Cláudia! Estou para aqui a pensar será que o comentário que diz "Esta mensagem foi removida pelo autor" coisa que não fiz... Por princípio nunca eliminei qualquer comentário daqui a não ser uma vez um meu no qual me tinha enganado. Será esse o tal que não conseguiste publicar?? Coisa estranha... Bjinhos e obrigada pela tua opinião.
 
Amiguita... Sim, o comentário foi eliminado por mim porque reparei que me tinha enganado numa frase e quis escrever novamente... Está explicado :)

Beijinhos,

Cláudia de fériassssssssss (apenas uma semaninha e para de tratar assuntos pessoais mas não importa)
 
aaaaaahhhhh não sabia que os autores dos comentários podiam removê-los! Pensei que uma vez "enviados" só o "dono" do blog o poderia fazer!! :) Sempre a aprender...
 
Acho que só podem removê-los se também tiverem um blog no blogger.com...
 
bom, tu sabes bem o q penso sobre este assunto - já o debatemos bastante!- e, por isso, nada tenho a acrescentar!
parabéns pela coragem!
beijo grande, cris :o)
 
LOLOLOLOLOLOLOL Cris. Espero que estejas melhor!! Bjinhos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter