segunda-feira, 1 de outubro de 2007

 

1 Filme, 1 "Documentário", 2 Tentativas

Sábado à noite... Apetecia-me mesmo, mesmo, ver um filmezito escolhido e alugado por mim e para mim. Era mesmo o que me apetecia. Então fiz melhor e aluguei dois:


1) Little Children (o qual traduziram em português para "Pecados Íntimos" o que, na minha opinião, está muito mal traduzido. Little Children é mesmo o título adequado - Quem já viu, não acha? - e não vejo qual seria o problema de terem posto "Crianças pequenas" ou "caprichos de criança" porque para mim é disso que o filme trata. De como as pessoas podem não se sentir preenchidas, ou melhor, como se podem sentir tão vazias que acabam por negligenciar as coisas realmente importantes nas suas vidas com distracções efémeras e ilusórias. Não conseguem ver o que lhes está mesmo a entrar pelos olhos. Adorei. Achei a história magnífica e realista. Fez-me lembrar o Magnólia, pela profundidade com que aborda cada uma daquelas "personagens". Muito humano. Muito simples, tão simples como a vida pelos olhos de uma criança. É tão fácil julgar, armar em justiceiro e em todas as histórias, mesmo nas mais cruéis, há duas versões. E embora algumas dessas versões sejam horripilantes, se nos puséssemos no lugar do outro talvez conseguíssemos se não aceitar, pelo menos, (tentar) compreender. Mais fácil falar que fazer em todo o caso... Não custa nada tentar. MUITO BOM. A ver sem dúvida. (De cada vez que um filme destes me atinge, atinge-me também a dúvida. Mas sei que o que faço me protege e por isso continuarei.)


2) CAPOTE a tentativa. Ainda não acabei de o ver e vou pagar multa mas quer-me parecer que vai valer a pena ;)


Domingo: A tentativa2 (deste fim de semana) para ver a exposição BODIES que se encontra no Palácio dos Condes do Restelo - Rua da Escola Politécnica, N. 42, 1250-102 Lisboa. Estava uma fila enorme (ler isto como o anúncio da PT quando o RAP diz "labaredas enooorrrmeeees"...) pelo que demos meia volta e regressámos ao nosso subúrbio. Havemos de lá voltar concerteza, antes de 24 de Outubro, mas jamais num Domingo de chuva isso posso garantir.


Domingo à noite: quis, à força, ir ver o filme "Um Coração Poderoso". É um filme também ele PODEROSO, principalmente porque é daqueles em que o fim não é propriamente o que se pode apelidar de um "final feliz", nem se pode pensar "oh, é triste mas é filme vá...". Não acabou nada bem para o Daniel Pearl e infelizmente aconteceu mesmo assim. Mas e este "mas" para mim é a chave do valor deste filme (o tal que pode ser denominado documentário) contém uma mensagem IMPORTANTÍSSIMA e que por si só deveria transformá-lo de visionamento obrigatório para toda a humanidade. Aquela mulher passou por dias de agonia em que a esperança era o ar que respirava. Reconheci em certa jornalista do filme como todos nós podemos ser acusadores em certos casos "Ah não está a sofrer assim tanto, não chora. Não desespera." E ela só não chorava porque não acreditava que fosse acabar mal. Sempre pensou que o voltaria a abraçar. (É tocante a parte em que lhe envia uma sms a dizer que o ama...) Ainda assim, quando o pior se confirmou, esta mulher, do alto do seu desespero, soube ser GRANDE, soube ser o que precisamos que a humanidade seja: isenta de ódio. Grávida, perdeu o seu amor da forma mais cruel, com requintes de sadismo e malvadez e ainda assim não foi sobre ódio ou vingança que ESCOLHEU falar. Ainda assim, quis transmitir PAZ nas suas palavras, compreensão, empatia por todos os que sofrem os horrores das guerras, dos terrorismos, das intolerâncias. Quis que a morte do marido trouxesse algo de útil, que não tivesse sido em vão (já o sendo). Esta é sem dúvida uma mulher especial e, não podendo trazer de volta o pai do seu filho, deu-lhe o que de mais precioso lhe poderia ter dado: a VERDADE, nua e crua, MAS com uma mensagem positiva, incentivando à PAZ e não ao cultivo do ódio e da falta de diálogo entre os povos. UMA LIÇÃO DE VIDA. É muito bom conhecer histórias de pessoas reais como a Mariane Pearl, pessoas melhores, que vêem muito, muito muito mais além. Fôssemos todos um bocadinho assim e o mundo tornar-se-ia melhor. (Angelina Jolie sem dúvida uma grande actriz)

Etiquetas: , ,


Comments:
Hello! Ainda acerca de filmes, não sei se viste o meu comentário no teu post sobre Little Miss Sunshine? É que para saltar a um programa que detesto "futebol", arranjei um programa alternativo - inscrevi-me no clube de video da zona e qual foi o primeiríssimo filme alugado para ver a sós??? Litte Miss Sunshine!... Adorei! É um filme inesquecível e com tantas mensagens à mistura!Obrigada, mais uma vez pela dica! Muitos beijinhos...
 
Oi prima! Não vi. Esse post já está muito para trás mas hei-de ir lá ler. Bjinho gd!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter