sexta-feira, 30 de novembro de 2007

 

INSTINTO



Este é sem sombra de dúvida um dos filmes da minha vida. Afectou-me de uma maneira profunda e brutal. Saí do cinema como que em choque. A chorar convulsivamente. (A par deste filme isso só me aconteceu mais uma vez, recentemente, no "Diamante de Sangue") Fiquei de tal forma abalada que não me conseguia controlar. Apetecia-me chorar e chorar e chorar até que toda a angústia tivesse sido lavada. Na altura a Euridice, amiga da Cat (Que conhecemos por volta dos 15anos, quando certo Verão achámos que seria muito cool sermos voluntárias na Festa do Avante e andámos a pintar painéis...) disse-me: Bem vinda ao mundo das questões existenciais. Já não recordo o filme com todo o pormenor e hoje acordou em mim uma grande e irresistível vontade de o rever. Há no entanto cenas do filme que me marcaram e que para sempre em mim ficaram gravadas, fazendo dele um "meu" filme. A principal dessas cenas e que é onde, para mim, reside a essência de todo o filme é aquela em que contando o início da sua Aventura na selva, o antropologista Ethan Powell (interpretado com excelência pelo magnífico Anthony Hopkins) relembra quando durante a primeira grande chuvada se encontrava ao pé do grupo de gorilas do qual se tinha aproximado e ganho a confiança, tentando em vão proteger-se da chuva com uma grande folha. Olha em volta e vê quão ridículo é, agarrado aos seus "costumes" antigos. Ali estava ele, entre os gorilas, a querer compreendê-los e a tentar reproduzir um guarda-chuva. Olha em volta e todos quietos, serenos, deixando que a chuva os molhasse. É no momento em que ele deixa finalmente cair a folha e começa a sentir como eles, que o verdadeiro INSTINTO se revela. Brutal! Brutal também a forma como mostra a "humanidade" que pode existir nos animais e que teimamos em ignorar. Nessa altura recordo-me que o filme foi arrasado pela crítica. Chamem-me simplória, romântica, de visão utópica... É assim que gosto de ser. E gostei MUITO deste filme. À crítica deixá-los falar. Há espaço para todas as ideias e a minha enquanto espectadora é tão válida quanto a deles como profissionais.

TENHO DE REVER ESTE FILME BREVEMENTE. É URGENTE!

P.S. É por essas e por outras que eu sigo SEMPRE o meu instinto.

BOM FIM DE SEMANA A TODOS!

Foto daqui: http://www.follow-me-now.de/html/body_instinkt.html

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter