sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

 

Há momentos de neura...

E pronto não sou uma daquelas pessoas que consegue ver beleza em tudo. (Enganei-vos por demasiado tempo. É chegada a altura de vislumbrarem o meu "lado lunar".) Sabem em que é que eu não vejo beleza alguma? No trabalho que se tem em casa! É um trabalho inglório digo-vos eu porque é de difícil detecção por parte de quem não o pratica. E além disso, ROUBA-NOS horas (o desgraçado!) às actividades que gostaríamos mesmo MUITO de poder praticar ao invés de estar entre 3 e 4 horas sem parar, feita barata tonta em torno das tarefas domésticas.

- Chega-se a casa e antes mesmo de ir fazer uma mijinha, há que ir ao cesto da roupa suja para iniciar o ciclo de lavagem o mais depressa possível. Segue-se então a satisfação da necessidade fisiológica. (Tudo para a roupa! A roupa merece tudo!)

- Vai-se então ao estendal tirar a roupa que já lá está mas que como o primeiro é pequeno como tudo, em dias como os que têm estado, nunca a roupa seca convenientemente e há que lhe dar um acabamentozito no estendal interior. Retira-se então a roupa do estendal exterior e leva-se para o estendal interior.

- Inicia-se então a elaboraçã0 do jantar que demora entre 1h e 1h30 consoante a complexidade do prato.

- Enquanto isso tira-se a louça lavada da máquina e coloca-se a que estava suja dentro do lava-louça.

- Ah, aproveita-se então para ir guardar roupa seca que estava ainda em cima da cama apesar de já previamente dobrada.

- Faz-se a cama quando apetece (Essa é já uma velha guerra que admito ter perdido. Quando me apetece faço-a eu, quando não me apetece fica assim. O que seria motivo para a minha mãezinha me dizer carinhosamente: és cá uma desarrumadona!)

- E eis que o jantarinho está feito e então limpa-se o fogão, arruma-se a louça que estiver suja e já não for precisa.

- Acaba a máquina da roupa. Estende-se lá fora a dita.

- Isto já para não falar de passar a roupa a ferro. Há quem o faça. Eu deleguei essa tarefa e posso assegurar-vos que olho para aquela mulher como quem olha para a sua melhor amiga.

- Guardar a roupa nas gavetas. (Fico parva como é que a estúpida ainda não aprendeu o caminho. Adorava vê-la voar pela casa sozinha como que por artes de Harry Potter para o seu devido lugar).

- Entretanto há que aspirar, limpar o pó, lavar a casa de banho, limpar a cozinha... E neste aspecto a minha mãezinha chamar-me-ia mesmo javardona, porque não sou definitivamente clean freak e não estou para andar de 8 em 8 dias de volta da casa. (Admito que limpar a casa de 8 em 8 dias não seja ser clean freak, seja apenas ser-se asseado como deve ser. Mas tenho que me defender de algum modo. Se eu não gostar de mim quem gostará?)

"De modos que" em certos dias, posso jurar que se ouve uma música de fundo à faroeste lá em casa, e passam aqueles tufos de palha ao sabor do vento... Quando chega a esse grau de cotão então tem mesmo mesmo de ser.

- E tudo isto repetidamente, repetidamente, repetidamente.

E, como a louça aparece no armário, e a roupa aparece nas gavetas e mal ou bem a casa vai-se mantendo limpa. Há quem acredite em magia! Há quem não veja que isto nos sai do pelo. Sai do meu pelo menos. Sai do pelo e do tempo que roubo às coisas que gosto mesmo de fazer. E há dias, em que me apetece dizer: Quero lá saber. Oh pra mim aqui no sofá a relaxar um pouco, a beber um copo de vinho (eu não gosto lá muito de vinho mas é uma imagem que eu acho que se associa muito bem ao relaxamento...) enquanto ouço um pouco de música também ela altamente relaxante (daquela que as pessoas muito cultas ouvem) antes de ir fazer 2 ou 3 coisinhas que me lembro agora de repente que me dariam um prazer enoooorrrrmeeee! Ora, como diz o outro do anúncio "Eu é que não sou paurvo." e sei bem que se fizer isso, aquilo acumula tudo e depois ainda tenho mais trabalho.

Nota: Adoro a minha casinha, adoro com quem a partilho, adoro construir uma vida, mas que aquilo é inglório é. Repetitivo. Repetitivo. Repetitivo. Cansativo, cansativo, cansativo. E quem não faz não percebe, nem nunca vai perceber a dimensão da coisa. Para quando casas com auto-limpeza/organização/arrumação?

Para compor o ramalhete a nossa roupinha toda, neste preciso momento, estendida no estendal EXTERIOR e está a chover a potes !

ESADOF!

Etiquetas: ,


Comments:
Muito bom post! :)
Com'eu te compreendo... mas de 15 em 15... huuummm...
Para convites agradeço "quinzena sim" por favor!
;P
 
LOLOLOLOLOL. De 15 em 15 quando a coisa corre mesmo muito bem! Esta semana é sim. Queres lá ir cariño? :) Bjitos
 
Ó amiga, como deves calcular eu compreendo-te muito bem!
Agora imagina isso tudo + o meu "piolhito"... a quantidade de sinais + aumenta significativamente.
+ bodies, babygrows, collants, calças etc para lavar
+ sopa e fruta cozida para fazer
+ louça para lavar
+ um banho para dar
+ a preocupação com a tosse, febre, diarreia e afins
Mas olha amiga
MUITO + ALEGRIA E PALHAÇADAS NO LAR!
Beijinhos grandes e bom fim-de-semana
 
Martinha não imagino! Se assim já sou uma atrapalhada qto mais com um rebento à nossa responsabilidade. Não sei como vai ser, mas se agora já me chamam xalias depois então...Bjinhos amiga.
 
Como te compreendo....
Ao proncípio ainda ia limpar tudo todas as semanas, agora....é mais quando há bolas de cotão a passear e já se vê uma camada de pó nas coisas! :)
Quando descobrires uma casa assim avisa! :)
P.S. Eu já desisti de fazer a cama. Agora deixo-a a arejar para matar os ácaros, se te mentalizares dessa resulta! :)
 
LOL. Oh tânia foi com essa que o meu mais que tudo me convenceu. "Não se deve fazer a cama! Por causa dos ácaros!" E eu ri-me que nem uma perdida e pensei "E eu tudo bem"... Bjinhos e bom fim de semana. Espero que o teu não seja "sim". O meu é infelizmente :( :)
 
Muito muito bom! Post muito bem documentado e amplamente apreciado. Estavas inspirada. Vê a coisa pelo lado positivo: seja repetitivo ou não, sempre arranjaste inspiração para descrever as duras tarefas do teu dia-a-dia. Força, amiga! Estamos contigo!
 
puxa.... juro que fiquei cansado...por isso ajudo metade de mim a fazer esses ciclos eternos...
 
Claudita foi só um desabafo! Espero que não assuste quem ainda não tem uma casinha a seu cargo. Na maior parte dos dias não se sente esse cansaço. São dias... De neura... :) De resto é tudo mt bom e compensador! (Agora vou ler os teus 3 novos posts!)

vsuzano: fazes muito bem! Porque havendo partilha de tarefas e ajuda é meio caminho andado para correr tudo muito melhor. Obrigada pela tua visita!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter