sábado, 8 de março de 2008

 

PARABÉNS ATRASADOS e DIA DA MULHER

Como não estava em Lisboa deixo os meus PARABÉNS "blogueiros" hoje. (Pessoalmente dei aos respectivos no próprio dia):
MOITA: Um amigo de longa data de quem muito gosto com quem já partilhei muitos momentos da minha vida. Muitos beijinhos. Que tudo comece a correr como desejas.

PEDRO: PARABÉNS cunhado! Amigo! Mano! Um grande beijinho.


DIA DA MULHER:
Sim é preciso um dia da mulher. Sim é preciso ainda marcar as diferenças. Sim elas existem. Não, não há ainda igualdade. Não, as mulheres não são ainda respeitadas como merecem. Sim de facto todos os dias são dias da mulher. Que dia 8 recorde uma efeméride triste (morreram mulheres queimadas numa fábrica têxtil em Nova York quando reinvidicavam pelos seus direitos (Prima não me esqueci da lição!) e no entanto útil (lá está a velha história de um grupo restrito de pessoas que se sacrificam em prol do resto das pessoas) que continue a ser importante não apenas por marcar essa data, mas também porque infelizmente AINDA é preciso. Ainda é...
Pelas mulheres que ainda são excisadas pelo mundo fora. Pelas que são mantidas em regime de escravatura sexual. As que são agredidas diariamente sob a protecção hipócrita de uma sociedade que fecha os olhos aos crimes cometidos dentro de 4 paredes. Pelas mulheres que não têm as mesmas oportunidades laborais que os homens nas mesmas condições. Às mulheres que são mortas à nascença porque nasceram mulheres. Pelas mulheres que são tratadas como objectos a quem não se reconhece a liberdade de não querer mais. Pelas mulheres que morrem às mãos dos antes amados. Pelas mulheres coragem que passam fome para criar os seus filhos. Pelas mulheres discriminadas por serem mães (perdendo ainda muitas vezes o posto de trabalho). Pelas mulheres criminalizadas por não poderem/quererem trazer um filho ao mundo (quando lembre-se ele não foi feito sozinho mas fica muitas vezes apenas à responsabilidade de quem o carregará no ventre por 9 meses). A todas as mulheres violentadas/violadas/agredidas/humilhadas em muitas sociedades e em muitas ocasiões. Porque às mulheres ainda não são dadas as mesmas oportunidades.

DIA DA MULHER SIM, AINDA E ENQUANTO FOR PRECISO.

Eu tenho um grande orgulho em ser mulher. Mas às vezes é difícil sê-lo. Ainda...

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter