terça-feira, 2 de junho de 2009

 

Era uma vez uma vaca

Certa vez, assisti à morte de uma vaca no campo. Estava em agonia, prostrada no meio de uma pastagem ironicamente bela, repleta de flores coloridas. Nada havia a fazer pelo bicho. Instintivamente o resto da manada abandonou-a. Agrediu-me a solidão do animal. Não posso conotar o comportamento daquele grupo como frieza, termos desses estão-nos reservados, e foi, como disse, o instinto quem lhes ditou a direcção. Nós humanos, apesar de irrefutavelmente racionais fazemos a mesma coisa. Desertamos dos (nossos) fracos, dos (nossos) doentes, dos (nossos) velhos. Porém, o que à partida seria próprio da (nossa) natureza ou do instinto de sobrevivência, transmuta-se num sofrimento indescritivelmente atroz, pela força do pensamento racional que nos distingue. Passarei por isso também. Não muito longe daqui serei velha, quem sabe inválida. Espero estar preparada quando essa (minha) hora chegar. Talvez por isso viva de coleccionar memórias e me agarre a elas com tanta força. Terei (espero) com que me entreter, quando a inexorável solidão que precede a morte me alcançar.

Etiquetas:


Comments:
a manada receou que fosse um mal contagioso e sabia que não tinha atributos veterinários para salvar a comparsa, isto na base do instinto, logo, eu desculpava a manada.

os pensantes seguem também o instinto, o que não se percebe. Não têm desculpa
 
Sinhôra:

Em relação ao primeiro parágrafo foi precisamente o que eu disse. eh eh eh (deixe lá de me ler na diagonal sff)

Em relação ao segundo parágrafo: foi o que quis dar a entender.

Mas como eu sei que é mm isso que contece à maioria da malta cá me vou mentalizando que me pode efectivamente (é o mais certo dado o meu mau feitio) acontecer.

Bjinhos :)
 
pareceu-me que guardavas alguma infíma mágoa para com a manada, pareceu-me ter lido no sub-texto - que li na diagonal :)

mas eu tenho uma opinião muito desalinhada em relação aos animais, e aos seus direitos e à noção que se tem das suas características para com os pensantes - na realidade não gosto de fazer comparações. Separo bem os grupos. E pronto, pois acho que nesta matéria somos bem divergentes ...:))

No outro caso deixa-me acrescentar, às vezes mais vale morrer só que mal acompanhado - é um momento importante.
 
Mágoa não! Estava a dizer que aquilo me agrediu enquanto humana que tem percepção da solidão. A vaca não a sentia, eu sim. Queria dizer precisamente que para os animais, as coisas são instintivas e que para nós seres pensantes que complicam o que é natural, é sofrido o que seria à partida natural. Redundante como sempre (eu).

PORÉM: apesar de ter noção que os animais não têm o nosso raciocínio, sei que têm muito mais dentro deles do que, os que os desrespeitam e maltratam querem crer. Para mim os animais têm direitos sim, devem ser respeitados e bem tratados e defendidos visto que não podem falar por si. Não há o direito do Homem os tratar como coisas, sendo insensível a qualquer sofrimento que lhe inflija. Porque eles sofrem.

(pois somos divergentes mas não tem mal, faz parte sermos diferentes para sermos complementares. Eu, tu e todos os sinhôres e sinhôras de todó planeta)

Bjinhos
 
ufa, então posso ser uma aficionada-passiva-de-touradas-espanholas descansada???
(e os olhinhos de certos tôreros??? ah pois é!)

sinhôres e sinhôras diferentes, por isso o planéte não tomba!

;)
beijinhos
 
Terá de ser um tabu entre nós. Sabemos que está lá, mas não falamos disso. Gosto de ti como és. :)
 
P.S. É-me impossível apreciar toureiros.

E que a vida nunca me faça ver que essa frase pode ser um tiro no pé.
 
antes de se tornar tabu (grande ideia, vai ser uma curtição termos um assunto tabu) deixa-me que te diga que os toureiros espanhois são bem mais jeitosos que o pedrito de portugal e. são, geralmente, ganadeiros, mais uma vez geralmente, as pessoas que mais amor têm pelos animais - a natureza é feita de sacrifícios. os do zoo, p/ex. servem para consciencializar para a preservação dos outros...

mas calo-me já. tabu é tabu! :)))
 
É só porque eu sou menina para se me começarem a saltar os olhos das órbitas e espumar da boca e quê. E depois vai-se a ver e bloqueias-me no gmail, no facebook, no msn,etc e isso eu não aguento. :D
 
(já não estou alone. DOPE!)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter