segunda-feira, 30 de julho de 2007

 

MARLEY E EU

E lá acabei de devorar este livro que me deliciou, me fez rir e me doeu no fim. Só quem já se sentiu ligado a um cão, daquela forma, pode compreender aquelas palavras. Identifiquei-me com tantos episódios retratados, com tantos daqueles sentimentos, os bons e os maus (quando perdemos a cabeça com eles...). Entendo visceralmente as palavras dele e o seu sofrimento. Sei exactamente o que ele sentiu no fim (Entramos com o nosso melhor amigo ao cólo, aquele a quem tratámos, acarinhámos, com quem brincámos, com quem chorámos e saímos de lá com um saco de plástico preto, pesado, mas TÃO VAZIO ao mesmo tempo). A vida destes bichos é infinitamente pequena quando comparada ao amor que nos devotam e ao amor que lhes temos! É pouco tempo. É muito pouco tempo de convívio para a intensidade das relações que se conseguem estabelecer! Às vezes sonho com o Buddy e quando acordo a sensação é maravilhosa! É como se estivesse estado com ele realmente. Não existe a morte daqueles que amamos, o que existe é a profunda dor de não podermos materializar o nosso amor. Quem não teve um amor assim não compreende. Este ano passam cinco anos sobre o dia mais difícil de toda a minha vida. Era só um cão poderão os mais incautos afirmar. Para mim era como uma pessoa. Um dos seres que mais me enriqueceu enquanto pessoa, um dos seres que mais amei e continuarei a amar, uma relação que muito me ensinou e muito me humanizou.

BUDDY (5Out.1993-28Out.2002)

Queria ter o poder de o curar.
De lhe arrancar a dor com meiguice,
como tantas outras vezes (o) fiz.

Queria poder dizer-lhe,
já falta pouco, estás quase bom!
É só mais este remédio!

Porém, quis o "destino"
que eu desta vez nada pudesse
assisto impotente ao seu fim.

Ele olha para mim mortiço
como que a pedir socorro
e eu morro mais um pouco...

Se ao menos ele não sofresse...

Andreia Azevedo Moreira
13 de Outubro de 2002

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter