sexta-feira, 19 de outubro de 2007

 

HAMLET


ESPECTACULAR! Este espectáculo está montado de forma brilhante! Quem tem bilhetes para ir ver não prossiga, vou revelar pormenores da peça!!


O TEXTO! Maravilhosamente traduzido, foi SEM surpresa que hoje vi na ficha técnica ter sido traduzido por essa grande mulher, ícone da escrita, Sophia de Mello Breyner Andresen (Autora de um livro que ainda hoje me habita, porque me marcou na infância: A Fada Oriana) Está actual, fiel ao antigo mas não traduzido à letra e de igual forma encantador, envolvente, palavras que nos assaltam e agitam. Palavras que nos obrigam a pensar tal como obrigam Hamlet a pensar. Queria a cada frase ter o dom de as reter para sempre em mim. Não apenas decorar, apreender todo aquele palavreado repleto de significado! Muito bom!



A ENCENAÇÃO! Espectacular! Então até adaptaram a sala para se assemelhar a um teatro Vitoriano! A audiência rodeando o palco e lateralmente entrando quase na cena! Isto sim é trabalhar a sério! De forma completa! Numa parte em que representam uma representação (passo a redundância) da altura foram ao pormenor de um homem fazer de mulher (Na altura não era permitido às mulheres representar. Esse papel era deixado exclusivamente aos homens).



O CENÁRIO! Simples, mas engenhoso! Sepulturas que se abrem, chão que engole o fantasma, camarins giratórios em cena prontos a acolher todos os actores! Muito bom!


A MÚSICA! Adequada e envolvente, acentua a cada momento os sentimentos com os quais somos imbuídos pela trama.



A INTERPRETAÇÃO! Sou suspeita para falar do Diogo Infante. É o meu actor predilecto. Sempre grandes interpretações. A representação é a sua pele. Brilhante como já nos habituou! ADOREI ver o Carlos Paulo e a Natália Luíza! Dois grandes actores, duas das mais belas vozes que conheço! Todos os outros MUITO BONS também!



Ou eu sou muito benevolente, ou o teatro em Portugal anda cada vez melhor! E não é porque lhes dêem boas condições para trabalhar. Não dão, o que é vergonhoso. Mas estas pessoas AMAM o que fazem e por isso se SACRIFICAM. RESPEITO! Tenho-lhes muito RESPEITO! E por isso nunca me coíbo, no fim de cada maravilhosa peça, de me levantar, de lhes prestar a minha homenagem de pé com palmas calorosas que lhes mostrem que o público está com eles e que vale a pena ainda e sempre lutarem pelo seu sonho!

P.S. Alguém sabe porque estavam todos descalços? Seria um sinal de humildade por estarem a representar Shakespeare??


tradução
Sophia de Mello Breyner Andresen adaptação João Maria André versão cénica e encenação João Mota cenografia José Manuel Castanheira figurinos Carlos Paulo música José Pedro Caiado desenho de luz João Mota e Zé Rui interpretação Albano Jerónimo, Alexandre Lopes, Ana Lúcia Palminha, Carlos Paulo, Diogo Infante, Frédéric Pires, Gonçalo Ruivo, Hugo Franco, João Ricardo, João Tempera, Jorge Andrade, José Pedro Caiado, Miguel Sermão, Natália Luíza e Raúl Oliveira execução musical Hugo Franco e José Pedro Caiado co-produção Comuna Teatro de Pesquisa e Teatro Maria Matos

Etiquetas: ,


Comments:
bzuuzinha...também vi e também adorei...só temos um problema: o Diogo é só um e nós duas...quem fica com ele? Lindo...talentoso...aquela voz!
Podemos negociar dias! :)
Beijo grande e vê lá se trabalhas eh eh!
 
LOL Bzuu. Foste rápida! Vou ligar ao Diogo para ver se ele aceita que eu divida a admiração que tenho por ele contigo tá?! :) eh eh eh. bjinhos!
 
tb keria muito e ver esta peça...kuando fores avisa k vamos ktg,...ainda por cima na sabia k a 5f é + barato..lol!!beijao e o filme o "o tal"so estreia em novembro!!
 
Olá amiga... A tua bela descrição dá-me aquela vontade enorme de ir a correr ver a peça. Também adoro o Diogo Infante e acho-o um óptimo actor e muito completo. Vou ver se arranjo maneira de ir ver.
Por outro lado, descobrimos este fim de semana que irá ser muito fácil arranjar companhia para ir ao teatro daqui para a frente. Pois bem, estou disposta a aceitar convites e a convidar... Também admiro cada actor, acho incrível a capacidade de decorarem os textos e de se expressarem, de emocionarem, de levarem sentimento aos espectadores. Não admito sair de uma peça sem me levantar e aplaudir, aplaudir, aplaudir. Admiro imenso o trabalho que envolve cada encenação.

Ah! Obrigada também pelo belo do jantar e pela excelente companhia no Sábado. Tanto refilaste que me "corto" que hás-de levar comigo muitas vezes agora :)

Cris, espero que estejas melhor e que já possas comer quilos de batatas fritas!

Beijinhosssssssssss
 
Bom já tenho uma legião de acompanhantes para ir ao teatro! Fico contente! bjinhos às 2! Assim que estrear "O tal" vamos ver ok Zita?! Bjinhos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter