segunda-feira, 24 de março de 2008

 

SOLANGE F.

Quero realçar a coragem desta mulher. Numa sociedade cruel, preconceituosa, fechada, implacável, o que a Solange F. fez é de se lhe tirar o chapéu. Ela fez esperando, talvez, que isso possa vir a ser útil a uma MUDANÇA, o que muita gente mais conhecida, com carreiras melhor cimentadas e com mais anos de experiência não têm coragem/vontade de fazer. O que ela fez, correndo o risco de se prejudicar foi de uma CORAGEM e de um altruísmo incalculáveis. Ela podia não tê-lo feito. Ela podia ter-se calado como tantas outras pessoas com maior destaque fazem. Ela podia. Mas não o fez. Ela assumiu publicamente a sua orientação sexual e apesar de ser algo do foro íntimo de cada um e RELEMBRE-SE, de ninguém ter nada a ver com isso, é AINDA preciso, que pessoas que são referência para outras pessoas alertem para as falhas da sociedade. Estamos a falar, mais uma vez, de pessoas. Não existem pessoas de primeira e pessoas de segunda! Todas as pessoas devem ter os mesmos direitos. PONTO. Qual é a dúvida? Há pais a porem filhos na rua devido à sua orientação sexual? A renegá-los? A maltratá-los? Que raio de pais são estes? E se este tipo de atitude inominável começa muitas vezes nos pais (SUPOSTAMENTE AQUELES QUE NOS AMAM INCONDICIONALMENTE!) que se dirá, das atitudes dos desconhecidos? Quando é que as pessoas se começam a pôr no lugar dos outros e a pensar: "E se fosse eu? Se me negassem direitos básicos? Se me sujeitassem às piores humilhações. Ao desprezo. E se fosse eu? Não sofreria? Não derramaria lágrimas sem fim? Não desesperaria com a diferença? Não quereria tantas vezes desistir?" (A sensação de dar murros em facas afiadas deve aplicar-se...) Grande orgulho em pessoas assim. Mais uma vez uma vénia a uma grande mulher. Quando vejo duas pessoas que se amam há mais de uma década a terem de se cumprimentar com um singelo beijo na cara, magoa-me. Magoa-me que seja assim. Todos temos direito à (nossa, tão íntima, tão NOSSA, só nossa) felicidade. Todos temos direito a viver a curta vida que nos é concedida da melhor forma que pudermos desde que não estejamos a violar direitos de terceiros. Duas pessoas que se amam, poderem casar (SIM É IMPORTANTE: sabiam que quando morre um dos elementos de um casal homossexual, o companheiro de uma vida inteira não terá direito a nada? Sabiam que não havendo compreensão por parte dos serviços, em caso de doença, uma pessoa homossexual não poderá estar presente junto do seu companheiro? Porque só os parentes directos têm esse direito. Sabiam? Acham humano que isso aconteça? Daí e de outras coisas decorre a importância do casamento. Não pensem tratar-se de um capricho. Comprar casa, um direito a que quase todos temos acesso. Essas pessoas, à partida, não têm. AINDA) E crianças? Será melhor tê-las em instituições de caridade até completarem 18 anos? Sem um lar efectivo. Sem pessoas que se lhes dediquem de alma e coração? Será melhor isso? Porque não a adopção? NÃO SE PEGA pessoal! As pessoas são o que são! E se o coração é puro tudo o resto são pormenores! Sou leiga no assunto, aquilo que sei é o que o coração me grita: As pessoas têm direito a ser felizes e ninguém tem direito de atirar pedras ou de julgar. Vivam e deixem viver. COM DIREITO IGUAIS SIM! Porque não?!

LEIAM então a entrevista de Solange F. feita pelo jornalista Bernardo Mendonça na revista ÚNICA do Expresso. LEIAM. ACORDEM. MOBILIZEM-SE. MUDEM O PENSAMENTO SE NECESSÁRIO!

Que nunca mais morra alguém às mãos da IGNORÂNCIA e da INTOLERÂNCIA.

O AMOR TUDO VENCE e é SEMPRE SEMPRE SEMPRE PURO, BELO e SUBLIME.

Às várias pessoas que eu amo e que infelizmente ainda têm de sofrer com isto.

Etiquetas: ,


Comments:
Concordo plenamente contigo, prima linda!
Orgulho foi também o senti ao ler a entrevista no expresso e a de hoje no correio da manhã.
E apetece-me gritar ao mundo "Abram os olhos! Deixem ser feliz quem ama!"
Apoio a 100% o amor! Sem preconceitos!
 
Muito bem, disseste tudo. estou contigo e concordo plenamente. Beijinhos!
 
Bjinhos às 2!
 
E então?
 
E então o quê pá? Não em irrites! :P
 
errata: onde se lê em leia-se me
 
Lutadora, sim....
Fiel a ela mesmo...sim
Coragem , talvez

O que mais existe neste mundo quer no passado quer no presente são humanos de coragem, são noticia? não.

Adianta ser noticia? Não.

Adianta ser capa do blitz? Então não se ve logo que tem tudo a ver com musica.

Para ela coisa normal, para os jornais e revista, desenganei-se, não é "motor" de ajuda nem uma medalha de coragem, é noticia de venda....

è coisa normal ? é (entao porque noticia?)
Resultado: Não se resiste a esta sociedade.

A minha opiniao é indiferente, é um assunto pessoal dela ao qual não tenho nada a ver com isso.
Não fico contente nem triste.

Mas vindo numa noticia de jornal e revista, permite que a opiniao individual de cada um surga pois trata-se de uma noticia e não um mero mexerico.

A noticia surge , opinioes nascem, nao queiram educar o mundo pelos jornais.

Aquilo que se assume que é normal sendo noticia ao leitores agrava o sentido se ser anormal pois entao não seria noticia.

Não me interressa a forma como a Solange encontrou de ser feliz. queremos pessoas felizes neste bola redonda.

A normalidade não pode ser noticia:

Não levem a peito o comentario, pois sempre que comento estes assuntos cai o mundo e a trindade.

Pensamento nao convicto mas pretinente.

"Querer ser-se feliz não é motivo para uma socidade aceite as opcçoes de vida."

Existe felicidade dentro de pessoas ao qual passam a sua vida a matar? são doentes ? São.
Mas foi a forma que eles encontram de ser feliz no mundo deles. Assunto complexo.
Bem antes que trinquem a lingua com vontade de me baterem, pensei só por uns instantes que a felicidade de muitos é a nossa infelicidade.



para terminar que isto já vai longo.

Coragem reafirmo: Talvez

coragem é tentar confrontar os preconceitos de quem lhe está mais proximo. Sabendo que pode ser mal recebida por pessoas que sao importantes para ela.

Agora noticia ao publico?


Pseudoajuda a um mundo livre de opções.

E a minha opiniao ao caso de ser noticia.


E então?
 
O meu vizinho queria ser feliz, mas não consegue... já foi feliz agora nao consegue.

tem 74 anos e casado a 55, a mulher esta no estado mais grave de alzeimer.

Encontrei-o as 23.00 da noite a varanda com um olhar de pura infelicidade, pos-me a conversa com ele.

Resultado: Para que a mulher se sinta feliz o resto da vida que lhe resta, assinou um contrato que seria infeliz o resto da sua vida...

Agora é que é ... Vai cair em cima de mim...

E então?
 
A felicidade não é um direito que está no contrato da vida. Ponham isso na cabeça...

Devia estar... mas não está e nunca estará...

podemos a andar a fazer updates e ir alargando formas de ser feliz, mas nunca abrangemos todos...

Sou um palerma ao qual a palavra nunca faz muito sentido...

E então?
 
Bilas: não me apetece dar murros em pontas de facas... Mas vamos lá... Não sabes do que falas. Achas que antes disto sair para a praça pública ela já não enfrentou uma dura batalha de MUITOS anos, antes, junto dos que lhe são próximos?! achas mesmo? És ingénuo a esse ponto? Achas que ela já não ultrapassou primeiro essa etapa? Há que alertar SIM. Há que elucidar. Há que pôr as pessoas a pensar, a discutir, a perceber que existem outras realidades que não a nossa. Se se conseguir que pelo menos uma pessoa tire as palas dos olhos e consiga pelo menos ter empatia (colocar-se nos sapatinhos do outro) e mobilize outra pessoa e outra e assim sucessivamente já valeu a pena. Há muitas lutas nesta vida e todas poderão ser "divulgadas" mas só as daqueles que com coragem assumem essas lutas vingarão e terão bons resultados. EU DISSE que todos têm direito à felicidade que é só sua DESDE que não violem direitos de 3ºs como é o caso de um assassino. Um assassino é feliz à custa de suprimir o direito à vida de outrém. Exemplo esse que não é nem de perto nem de longe (nem de todo!) equiparável ao que aqui se fala. Existem outras realidades que não são a tua e têm tanto direito de existir como tu. Já agora os professores não deviam sair à rua. Nem os sindicatos deveriam organizar manifestações. Nem os estuddantes deviam fazer manif. Nem ninguém devia reivindicar direitos. Porque no fundo tudo isso daria capa de jornal. E isso não interessa nada não é? É inglória esta discussão. Tens direito à tua opinião também. Fala à vontade...Que eu respondo...
 
P.S. Que pai vais ESCOLHER ser, se de hoje para amanhã um filho teu te disser: SOU HOMOSSEXUAL.
 
Ao contrario do que tu pensas sei do que falo, ... existe mais mundos para alem do meu e tambem existem mais para alem dos teus, que nao sao piores ou melhores que os teus ou os meus , não iremos aqui saber de que mundos estamos a falar, o que esta em causa aqui nao é ser-se feliz ... nao pus isso em questao, nem NUNCA vou por, Aqui está uma palavra complicada para alguns de assumi-la.
O que está em causa é ser noticia, fazer-se greve por motivos de desigualdade ai é noticia, ser-se homo e nao ter direitos iguais para alem daqueles que a vida lhes deu é noticia, o que não pode ser noticia é dizer-se sou homo e isto ser noticia, se nao consegues entender a minha opiniao no que deve ser noticia tambem nao te posso obrigar a isso ate porque admito que possa exisir ideias do que deve ser noticia.
Agora lá porque se fala de um assunto ao qual pessoalmento tenho uma opiniao, não significa que seja desconhecimento sobre o assunto, tem a tendencia de dizer,
Este está aqui a falar do que nao conheçe. Isso irrita-me, lá porque tenho uma opiniao diferente do que deve ser noticia, e alem de pensarem que é um opiniao provida de desconhecimento ainda se vestem de professores e vamos lá educar pessoas ao qual tem um opiniao diferente. porque é disso que se trata( estou com as veias do pescoço de fora) .
Outra coisa eu não tenho que achar nada do que ela enfrentou ou deixou de enfrentar, tu enfrentas eu enfrento, todos nós enfrentamos, e não fazes dessas merdas noticia, é dificil perceber a minha opiniao, pode ser que seja, (lá estou eu outra vez com as veias de fora).

Há que elucidar o que?
que é feliz a forma dela, mas que merda, alguem me ouviu dizer que ela é anormal porque encontrou o amor num porto diferente do meu, "olha queres ver....

Outra coisa há que por a pensar em q?
Que ela é noticia ela ama outra mulher?


Outra "Palas" Algo que apenas nos permite ver num sentido, mas tás mesmo com "cenas".

Ingloria é discunsão quando se quer falar sem se quer ouvir....

Quanto ao Pai é velha pergunta que carteira quando se fala deste assunto.

Não escolho um tipo de pai, não vou ao manual de "escolha que tipo de pai quer ser" para o ser.

Vou ser pai se vou ser avo ja depende da opcção do/a filho/a.


Mas exite alguma pergunta a ser feita, não percebo?

A unica escolha que faço é em ser pai. ponto. o resto sao escolha de cada um , e eu continuarei a ser pai,

e então?

Essa pergunta não tem explicação.
 
perdoei-me os erros de escrita, mas só esses, a opinião diferente não vale apena...

Eu disse, avisei... cada vez que falo disto cai-me tudo. que sina...


E então?
 
Quando digo que não sabes do que falas, digo que não sentes na pele a necessidade deste tipo de atitudes e deste tipo de intervenção social. Ainda hás-de engolir muitos dos teus "NUNCA" porque se há coisa que não se pode dizer nesta vida é NUNCA (ou Jamais, em françois se preferires)... Eu não te pretendo educar meu caro, eu apenas não me pretendo calar nunca às coisas com as quais não concordo e daí te dizer: fala que eu respondo e responderei sempre tal como tu a mim. Estás a tentar insinuar que eu não respeito a tua opinião ao tentar "vender-te" o meu peixe. Aí é que te enganas. Não quero que penses como eu, mas jamais pensarei como tu e por isso jamais me calarei e rebaterei sempre contigo as tuas ideias. E contraria-las-ei sempre, pois se vão contra aquilo em que acredito... A tua comparação à "doença" do assassino deixou bem clara a tua posição relativamente ao assunto que agora queres dar a parecer que "se é normal então não deve ser notícia". Até poder ser "normal" tem de haver muita luta e tem de haver muita gente a ter a CORAGEM que a Solange teve de dizer "SIM SOU E DEPOIS?". Até poder ser normal duas pessoas do mesmo sexo viverem de forma livre o amor como nós vivemos. Sem se esconderem. Sem terem medo das reacções chocadas dos outros. Se tu tens as veias a sair do pescoço eu tenho os olhos a sair das órbitas.
 
E mais, já vi que não leste o artigo. O artigo não é sobre "sou homo". O artigo é precisamente um alerta para as discriminações e para os direitos que não lhes são concedidos em muitos aspectos da vida. Para as humilhações a que são sujeitos. Sim nós tb lutamos e sofremos por outras coisas mas queres comparar, tu que vives uma vida dita normal e que não sais dos parâmetros instituídos? Tenho o direito a armar-me em professora e em professar as ideias em que acredito. Só lê e só concordará quem quiser. Não cheguei a ti? Não pensas como eu? E eu tudo bem. Mas que querias tu? Falar e que eu não te respondesse? Parece-me que quem quer falar sem ouvir és tu. A pergunta do pai é muito pertinente: se um dia vires que um filho teu sofre com isto, com a discriminação, com as humilhações, com as gritantes diferenças, talvez te lembres que um dia achaste que isto não era importante para ser falado/discutido nos media...
 
Não te cai o carmo e a trindade me cima. Não é sina... São apenas dois pontos de vista diametralmente opostos. E com direito a ser expostos aqui.
 
Podia comentar aqui muita coisa.
Fico-me por uma que li e que muito me surpreendeu. Deixo a minha humilde resposta, aproveitando (algum)as palavras do Billas:

A felicidade É um direito que está no contrato da vida.

... Põe isso na cabeça...
 
Concordo com a adaptação das palavras! E acrescento: é um direito pelo qual lutamos para que esteja no contrato da vida!
 
Exacto, infelizmente, como a maioria dos direitos existe esforço e luta.

Mas olha, mesmo assim, não é tau mau. As gaijas já saíram da cozinha e foram votar. Podemos ter umas conversinhas em público sem sermos mandados para o Tarrafal. Podemos propor alternativas ao Sócrates ou outros amigos. Isto já para não falar em sermos queimados, apedrejados, e outos ‘ados’ que tais, por manifestarmos uma ou outra vontade. Olha, e já nos livrámos dos trabalhos forçados e full-time jobs no ramo da escravatura.
Infelizmente muitos outros não podem corroborar estas palavras. Sim, muitos outros pelo mundo fora sujeitos a sevícias e privações que tanto nos indignam.

Seremos assim tão diferentes?
 
Quando me chamas caro é porque o assunto é seria...
Quanto aos meus nuncas São pouco e não são sobre esses assuntos. Mas que regua de mediçao tens tu para medir a minha força do nunca. e para que vejas vou reafirmar o que disseste:

" digo que não sentes na pele a necessidade deste tipo de atitudes e deste tipo de intervenção"
digo o mesmo na afirmaçao do nunca

Isto sobre os meus nunca como os medes, Diz-me minha cara ( já estou com veias nas testa.
E para mim existe alguns nuncas, sim existe e ainda bem luto por uma convicção, a minha.

Em relação ao nunca é bom sentir que tenho nunca na minha vida e nao me venha com coisas de dizer nunca porque tambem os tens e lutas por eles.

" Aí é que te enganas. Não quero que penses como eu, mas jamais pensarei como tu e por isso jamais me calarei e rebaterei sempre contigo as tuas ideias."

Se há coisa que eu acredito em ti é que tu não deixes lutar por isso porque acredito piamente no teu "jamais" e nunca te direi o que o vais engolir porque está na tua maneira de ser.

Tal como a minha , e aqui sim te digo ao contrario do que afirmas-te que eu afirmei que tinhas intençao de me ensinar. e aqui te digo directamente, não venhas ensinar a força do nunca...

Outra:
Não comparei nada á doença afirmei que existe formas de felicidade ( quem mata tambem é feliz) não estou a defendar nada quando falo dos que matam, sabemos todos que é doença, apenas falei do que sera o termo felicidade ou ser-se feliz , mas que merda é dificil ler o que escrevi atraz.

Outra coisa: não quero fazer parecer nada, é normal ponto o assunto da solange. dai ter dito Sim então, e isto é motivo para noticia.

Nesta conversa toda está assumir que estou atacar alguem ou que acho mal alguma forma de viver, estás completamente enganada se é isso que achas.

Apenas reafirmo que lá porque a solanje disse com maior da naturalidade sim sou lesbica não é caso para noticia... muito menos no Blitz.

Para concluir deixo a pensar nas tuas acusaçoes:

..."Ainda hás-de engolir muitos dos teus "NUNCA" porque se há coisa que não se pode dizer nesta vida é NUNCA (ou Jamais, em françois se preferires)... "

"...Não quero que penses como eu, mas jamais pensarei como tu e por isso jamais me calarei e rebaterei sempre contigo as tuas ideias. E contraria-las-ei sempre, pois se vão contra aquilo em que acredito...

Gostava de ler isto mas sei a acusaçao anterior por ai fazia sentido...

Não fiques chateada comigo, porque não vale apena.

E então...

Peço-te que leias o que disse nos anteriormente comentários, porque me parece que os les-te a pressa.

E não mistures as coisas, porque sim ai é um discusão ingloria....
 
Bilas, não li à pressa os teus comentários mas nem sempre percebo bem o que queres transmitir com eles. Então interpreto o melhor que posso e respondo à luz do que entendi. O facto de eu defender com unhas e dentes as minhas ideias não me faz estar chateada contigo ou pôr em causa o quanto gosto de ti. Tb me parece que estás a confundir as coisas ao me pedires para não ficar chateada! Eu não estou chateada! Apenas defendo aquilo em que acredito. Talvez haja aqui um problema de comunicação. O que eu penso é o que está no post... Para mim é clarinho como água. Como para ti é o que afirmas. E então?
 
Caramba eu já sabia que isto iria acontecer...

Eu disse contrato.... Desculpem mas se calhar nao explico bem....

Eu disse:
"A felicidade não é um direito que está no contrato da vida. Ponham isso na cabeça..."


Não está inerente mal nasces Tens que lutar,
Nascer não é sgnificado de ser feliz

Assinas um contrato no inicio de alguma coisa. Ninguem te diz que por estares vivo que vais ser feliz....


Que cena.....

Dseculpa Hugo e andreia fico com alguma irritaçao quando se percebe o contrario do que quero dizer...

Andreia se pensas que vim aqui por mera vontade de implicar estas enganada.


Tenho pena que o tenhas percebido assim....
 
Faz lá um copy past de onde é que eu disse que vieste aqui para implicar... Desacordos... Acontecem. Somos todos diferentes é normal que em mt coisa discordemos...
 
Infelizmente estas afirmações ainda têm de ser noticia... Só assim se pode lutar para que a igualdade de direitos e o direito à felicidade seja para TODOS! A partir desse dia será legitimo dizer "E então?"
 
"É inglória esta discussão. Tens direito à tua opinião também. Fala à vontade...Que eu respondo..."

Admito que possa ter percebido mal esta frase, admito.

Foi injusto no cometario admito.
E só me resta um pedido de desculpa na avaliaçao que fiz da frase.

E desculpa retirar-me da discusao.
mas ja devia saber que ja na ultima discussao sobre o dia da mae, foi um ventania por aqui que originou mais de meia centena de comentários.

e esta vai a caminho do mesmo. fiz o comentário sobre o assunto ser noticia nos jornais e no blitz, e discutes sobre isto comigo por no passado ouviste-me falar de forma bruta sobre a homosexualidade a cerca do terem filhos.... a partir dai assumes que sou um gajo contra este assunto...

E aqui vamos nós para outra discussao....

olha que seja...ideias diferentes, afinal somos difrentes um do outro...

e como defensores de ideias proprias repito o que o hugo disse:

Seremos assim tao diferentes?
 
Pois, ainda há um longo caminho a percorrer...
 
Billas: LOLOLOL era dia da mulher!! Não era dia da mãe! A minha mãe é que é uma gd mulher :)

Tens razão quando dizes que falei contigo à sombra de conversas anteriores que tivémos. Foi isso que aconteceu.

todos diferentes todos iguais.

beijinhos

TUCANAS amanhã? Já disse à tua babe para não panicar. Isto é apenas o que nós sabemos fazer melhor :-)
 
É verdade era o dia da mulher a minha mae é que é uma grande mulher, lolololol.
tou xalias...


Tucanas amanha está confirmado...
Outras grandes mulheres, tal como tu, ou pouco xalias mas grande...

Amanha sou homem de outra grande mulher por 3 dias e 3 noites eheheheh...

o que quer dizer panicar? eu não sei...

Fica a publicidade. Tucanas amanha dia 27 Maxime lançamento do 1º CD Maria café.
Concerto: 10euros.
não sei horas.acho que é ás 23h00

http://www.tucanas.com
 
Eu concordo totalmente contigo Andreia!! A solange teve coragem e está a dar chapadinhas sem mao a muita gente!!
A maioria das pessoas deste Portugalinho...estao a anos luz daquilo que alguns lutaram e sofreram para ter a Liberdade tao desejada á tanto tempo!!e ficamos por ai nao abrimos a pestana em muitas coisas e nao queremos abrir.
Mas sim as mulheres foram sempre discriminadas, vexadas,e postas de lado em todos os assuntos e temas da sociedade!!
Agora pensar que nao é noticia ,o caso da solange dar a cara, como outras mulheres na entrevista pois entao ai a´muita coisa k nao é noticia em todos os media nacionais !
Pode ate´nao ser noticia, mas como as coisas estao no nosso paÍs se calhar com capas de revista e entrevista no papel talvez faça as pessoas lerem ,pensarem e ate supostamente porem se no lugar das outras e mudarem comportamentos e Preconceitos ou pre´conceitos...
eu trabalho com jovens e jovens estes que vivem no mundo da tecnologia e iNformaçao mas os pais .a familia e a escola nao estao preparados para a forma com que eles se deparam com os seus sentimentos a nivel sexual e outros, eu sei e sinto que os tempos mudam as pessoas mudam mas nao avançam de igual forma no mundo real e isso p mim é preocupante ...eu falo com os jovens e so lhes garanto para lutarem sempre pla´felicidade seja ela qual for...isto tudo para dizer Solange estamos la para todas as lutas!!`
"o Homem Nasce para ser feliz!!"Aprender,aprender SEMPRE!!-Lenin. zita
 
Sempre com algo útil a acrescentar prima. Gosto dessa frase! Aprender, aprender sempre! Bjinhos
 
Vejo o CC há muito tempo e a Solange sempre me pareceu uma pessoa muito bem resolvida consigo e feliz, portanto deixem-se de hipócrisias e ambram os olhos. Abram os olhos para um país para além das grandes cidades, abram os olhos ás notícias que dão contas de adolescentes expulsos de casa por querem ser quem são, abram os olhos ás leis deste país que promove a exclusão dos homossexuais...Abram-se! Apesar de ninguém ter nada a ver com a vida íntima de ninguém, se figuras sem interesse nenhum da nossa sociedade vêm a público espalhar a sua felicidade (porque são hetero) e marca de shampô que usam, porque raio uma entrevista no expresso, de cariz intervencionista e muito bem feita por sinal causa tanto arrepio? Porquê que é dificil ademitir que foi uma atitude corajosa e altruísta? Porque não queremos saber, porque respeitamos mas não queremos pensar sobre isso!
 
100% de acordo anónimo/a!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter