domingo, 5 de julho de 2009

 

O (meu) rescaldo - MUSA 2009

Há uma coisa que muita gente que vai ao MUSA não entende e eu vou falar nela, ainda que tenha a certeza que as mesmas coisas se irão continuar a passar (caso o nosso grande e querido Gui continue a insistir neste seu grande Amor) e que as pessoas vão continuar a não entender: o MUSA é erguido com base em trabalho VOLUNTÁRIO.

Claro que há coisas montadas por pessoas contratadas, como por exemplo o palco, o recinto, os seguranças que guardam o espaço, entre outros. Mas o resto são pessoas que durante dois dias se dedicam inteiramente ao evento SEM RECEBER UM TUSTO*. Um grupo de amigos que foi mobilizando outros amigos e que ao longo de uma década tem mantido este sonho, anualmente concretizado, vivo. O MUSA paga-se se tiver público porque os apoios não são por aí além. E como o dinheiro não é muito, se não forem as bandas que lá têm oportunidade de tocar a mobilizar os amigos, e nós a motivar os nossos, para lá irem, não são as bandas cabeça de cartaz a conseguir esse milagre (embora Alpha Blondy nos tenha ajudado sobremaneira devo dizer).

*Tenho dúvidas. Sintam-se à vontade de me incitar a colocar uma errata. (Gosto de erratas.)

O que é que sucede, sucede que as pessoas não entendem isto e se puderem entrar à paletes em tudo o que é sítio pois que tentam. Passei cerca de 16 horas do meu fim de semana (com alguns interregnos) a ouvir tangas por parte das mais variadas pessoas que acham que 10 euros para ajudar uns otários que organizam um festival de música sem receber o que quer que seja em troca, é muito. As histórias são todas maravilhosas e muito bem contadas e depois o que é que acontece? Nós que estamos ali há uma data de horas a trabalhar (apanhando escaldões, comendo pouco, suando muito, dormindo menos) acabamos por cometer injustiças e pelo pecador paga o justo como se costuma dizer. (Desculpa Gonçalo que não te deixei entrar. Se leres isto foi mesmo sem querer. Não estavas na lista em que procurei mas estavas noutra. Cometi um erro. Pagaste pelos outros todos que nos tentaram vencer pelo cansaço. Não suporto ser injusta.) 10 euros porra? 10 euros gastam vocês em dois copos na noite. E não entram num sítio todo catita como aquele, com um balão de ar quente e tudo (dia 3 apenas). Com sítios para conviverem, comerem, beberem a bela bejeca barata. Os que vos servem as cervejas? Voluntários. Os que vos recebem à entrada? Voluntários. Os que vos colocam as pulseiras? Voluntários. Os que acompanham as bandas? Voluntários. Os que vos vendem o merchandising? Voluntários. Os que estão nas bilheteiras a vender bilhetes? Voluntários. E por aí adiante que um evento destes dá um trabalho do caraças. E depois vêm sempre umas alminhas zangadas com a vida, com mais álcool que sangue moer-nos o juízo. Vitimizando-se. Provocando. Altivos. Violentos. Chicos espertos achando que somos parvas e que não percebemos que nos estão a enganar mas que lá vos damos o benefício da dúvida. Façam lá bom proveito dos 10 euritos que pouparam e aqui fica o meu momento Joe Berardo para vocês: Fuck you! (Se vocês fuck mais vezes, não estavam tão zangados com o mundo com certeza. É mais uma das minhas teorias de chacha (ou não). Houvesse mais fuck na vida das pessoas e o mundo seria mais paz e fuck (perdão queria dizer) amor.

Nota 20 para a quantidade de miúdos que apareceu para nos ajudar. Destaco 3 que foram aqueles com quem vivi este MUSA lado a lado: Andreia, Inês e Nuno. São lindos vocês e fazem-me acreditar que há muita e muita gente boa na terra. E que se há futuro para o mundo é em vocês que está. Nos putos de hoje que já são muito mais activos, interventivos, informados que as gerações anteriores. OBRIGADA voluntários de todo o lado que responderam ao nosso apelo. Têm qualquer coisa dentro de vocês que vos distingue. Que bom para todos nós que assim seja. OBRIGADA mais uma vez.

OBRIGADA também a todos os que ajudaram na divulgação, por retwittadelas, facebookadelas, mailzitos e quê. Gratos pela vossa disponibilidade para ouvirem e divulgarem.

Dia 3: um desconsolo. Ficámos tristes. Pouca gente. Mesmo pouca, pouca gente. E nós a pensar: isto está tão lindo e poucos a ver, a fruir disto. Que pena. Que desânimo. Que frio.

Dia 4: a esperança, a alegria, o que merecíamos que acontecesse. Começaram a entrar às pinguinhas às 18h30, o caudal foi aumentando e a partir das 20h foi a loucura, com uma enchente que o dia anterior não nos fazia prever. Que bom! Cansaço recompensado. Quentinhos por dentro então. Viva o Alpha Blondy que trouxe tanta gente até nós. Peace man! Peace e aquele thanks para ti bacano do bem.

Para o ano? Não sei. Devemos isto ao Gui. É ele a alma do MUSA. Sem nós ele nada faria é certo, mas sem ele, o sonho já teria morrido. O sonho é dele. Admiro-te muito Gui. És uma pessoa de grandes feitos. PARABÉNS.

MUSA 2009 já passou mas para sempre cá dentro ficou. Como os restantes aliás. Embora eu só tenha percebido o que é verdadeiramente a "experiência MUSA" desde que passei de espectadora a voluntária. É muito bom. É bonito. E é outra das coisas que me faz gostar de cá andar.

HOJE: PARABÉNS TERESA MOITA! O tal beijinho com todo o carinho que sinto por si!

Etiquetas: , ,


Comments:
APENAS DUAS PALAVRAS:

TU
MAGNÍFICO
 
Fico feliz que tenhas gostado. (porque não te foste despedir de mim ó?!) Bjinhos gds
 
ainda bem que foi bom!
gostei muito mas muito do momento Berardo! :)
 
eh eh. "O que tu queres sei eu pá!" Toma toma perdeste um granda festival bzuubaldas. bjinhos e 'té manhã correcto?
 
Obrigada por este Musa!!tamos la po ano....beijoz
 
Foi um prazer. ;) bjinho gd
 
pois quero! lol :)
bzuubaldas é giro! eu gosto!
não me baldo para o ano se levares os cigarrinhos do natal :) cool
 
Desculpa Deia,estava cega com dores de dentes!!!
Não aguentava o barulho das colunas.....

Vim embora triste e de fininho....

:(
Beijo
 
Estava-me a meter contigo. Eu nem saía da casinhota. Qdo tive ordem de soltura já eram 2 e tal... Espero que já não doa o marafado do dente. Beijinhos. (Gostei de te ver. Firme hein? Luta pelo que for melhor para ti.)
 
Estava a meter-me... soa melhor ah pois é.
 
lol...

BEIJO BOM DIA DE TRABALHO
 
Para ti tb ;)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter