segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

 

Não me apetecia... Só isso. Volto. (Enferrujada)

Leituras: Terminei os contos de Flannery O'Connor. Gostei do livro. Mas fiquei a meio caminho entre "o cá fora" e o "lá dentro". Fiquei debruçada com o tronco para dentro e a cintura e restante corpo pendurados do lado exterior do livro. Os braços não foram capazes de me levar em peso (talvez porque eu pese já qualquer coisita) para o meio daquelas vozes tão sombrias. Estes contos falam-nos do pior de nós. Não são contos para ter final feliz. (E se eu sou pessoa de finais felizes). Tudo é negro. O livre arbítrio a pender sempre para o mesmo lado. O lado que não admito existir em mim e que existe, como em todos nós. A pessoa anseia "o bem" e o livro pende para "o mal". A pessoa quer acreditar e os contos esbofeteiam-nos testando a nossa credulidade. A partir de meio do livro desisti de acreditar que iam acabar bem os restantes, percebi que a escolha era entre o mau e o muito mau. Entre o absurdo e a realidade dura demais para engolir. E avancei. Pensando. Que alma sombria a de Flannery. Incapaz de vislumbrar o céu azul para lá das nuvens. Não sei se ela via a vida, como a passava nestes contos. Mas se assim era, lamento por ela. Devia ser muito duro viver assim, sem réstia de ingenuidade.

Avanço agora para "O Amante" de Marguerite Duras. (As primeiras frases já me agarraram. A ver vamos se mergulho).

25 de Janeiro:
Parabéns minha querida tia. Quem dera ter o poder de te arrancar com as minhas mãos o mal que te atingiu. Se a vida fosse justa, poderia agarrar em ti e sacudir-te, até que isso que te aconteceu te abandonasse. Se houvesse sentido em tudo o que acontece, não era à tua porta que essa maldita doença teria batido. Teria olhado para o número da tua porta e teria visto que se enganara. Que jamais deveria tocar em alguém tão bom como tu. Um pilar. Toda a vida um pilar para uma família, para um punhado de amigos e agora...Agora. Agora aproveitarei o mais que puder a tua presença aqui. Lutarei contra a desculpa "não tenho tempo" com todas as forças que possuo, para me aproximar do que ainda és. És uma mulher admirável. E eu gosto de ti como gosto de todos os meus. Com toda a minha alma. Com as minhas entranhas. Com o que me anima a continuar por cá, PARABÉNS. E que cada dia conte.

28 de Janeiro:
Parabéns a uma das minhas melhores amigas. Paulinha. Não sei se isto é exclusivo "das gajas". A minha melhor amiga. Não posso dizer que tenho só uma. Para mim, todas as minhas amigas são "a minha melhor amiga". Independentemente de há quanto tempo estão na minha vida. Porque eu só concebo a amizade de uma maneira: uma entrega absoluta e desinteressada. Estou cá para ti minha amiga. SEMPRE. Que os 31 sejam bons, sejam felizes.

(JP. Sete dias depois. Faltam muitas semanas, até que a dor se atenue nos corações dos que são teus. Até que volte a ser possível respirar. Por agora, a respiração ainda em suspenso. O aperto no músculo vital. O sangue que é distribuído mais devagar. Não há palavras que possam exprimir o que se sente. Por isso estarei onde precisarem de mim, calada.)

31 de Janeiro:
A 31 os 31. Sinto-me grata por cada segundo, de cada minuto, de cada hora, de cada dia, de cada mês, de cada ano que vivi até aqui. Tem sido muito bom.

"O estranho caso de Benjamin Button": o óscar para o Brad? Nem pensar. O óscar para ser merecido, deveria ser atribuído à equipa de caracterização. Que espectáculo.

ACAMARRADOS:
VALE MESMO A PENA IR. (É pena que para já tenha acabado, mas estejam atentos aos Artistas Unidos e se repuserem a peça não percam). Duas interpretações magníficas de Carla Galvão e António Simão. O cenário tem tudo o que é preciso para sentirmos a peça. Estamos tantas vezes "acamarrados" sem o ver. Às vezes, ir ver estas peças que parecem caricaturar a realidade (ou que aparentemente são absurdas) faz-nos identificar na (nossa) vida situações em tudo semelhantes, mas que nos escusamos a encarar. Às vezes, as paredes deslocam-se e aproximam-se, obrigando-nos ao confronto com o que (quem) nelas habita. Muitas vezes a proximidade física não é sinónimo de (verdadeira) proximidade. E existem fossos, (quase) intransponíveis, mesmo para pessoas que habitam um espaço tão exíguo como o de uma cama ladeada (claustrofobicamente) por paredes, tecto e chão.

Etiquetas: , , , , , ,


Comments:
Bem, como o post é grande pego então na parte de 31 de Janeiro e deixo aqui os meus parabéns postíticos. Um beijo do tamanho do mundo, proporcional à amizade, carinho, admiração e orgulho que tenho por ti minha linda! :)
Que os tripliques (pelo menos) e que eu esteja sempre por perto para te ver crescer cada vez mais na tua pessoa.

Quanto ao filme, não percebo como tanta nomeação. Caracterização excelente (até da Cate Blanchett) e história boa, mas não está assim nada de especial. E a interpretação do Brad Pitt deixa algo a desejar. Parece um boneco de cera. E não falo do aspecto exterior. Mas enfim, venhem de lá os óscars!

*dightsw já não tenho mais nada a acrescentar.
Bem haja.
 
Pá, quero viver mais mas até aos 90 não pleaasssseee. (a não ser que me seja permitida a lucidez e destreza do manoel de oliveira). OBRIGADA GUINHO. Minha alma gémea. :) Sabes onde é que eu gostava de crescer mais na minha pessoa? Nas mamas. eh eh eh. Desculpa estar a avacalhar o momento que se queria comovente mas hj estou assim. :) (sabes bem que nenhuma parvoíce que diga apaga o que somos). Qto ao filme, concordo. Bjinhos amiGuinho!
 
Adivinha?

Estava logada...
 
Eu bem me parecia que estavas logada...

Venham as parvoíces. Agora o meu lema não sei se já te tinha dito) é a seguir a uma coisa profunda dizer logo uma parvoíce. Isto para não correr o risco de me levar muito a sério, quando levo a sério o que se passa no mundo.

Beijos deste que sempre odiou o frumme dos cigarros.
 
Parabéns Bzuu...pela 3ª vez!! :)
mas nao podia vir ao teu estaminé e não deixar de dar os parabens à minha melhor amiga!! sim...deve ser das gajas! :D
Parabéns especiais este ano em que estás particularmente feliz e pq mereces cada segundo de felicidade!! se há pessoa que vibra com a felicidade dos outros és tu e agora vibro eu por ti!
Espero estar presente em todos os momentos importantes da tua vida futura assim como ja estive em alguns do passado.
beijos grandes minha amiga
 
Bzuu! Respondi mentalmente tá claro que agora vim aqui e népias. Obrigada minha linda, um grande beijinho e tb eu espero que me acompanhes e acompanhar-te o resto dos nossos dias :)
 
eh eh eh...estás linda estás! :)
estás toda queimadinha :))
beijossss
 
Oh Bzuu andas com umas piadas novas que eu não entendo. Sábado a ver se mas explicas... :P
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Website Counter
Free Counter